Siga-nos

Notícias

Sonnen admite ‘trash talk’ ensaiado e recorda época de rivalidade com ‘Spider’

Chael Sonnen lutou três vezes em combates que valiam cinturão no UFC – Maria Suarez

Atualmente com 43 anos, Chael Sonnen pendurou as luvas em 2019, após perder para Lyoto Machida no Bellator. No entanto, durante alguns anos, o americano foi uma das principais estrelas do UFC. Se nos dias atuais Conor McGregor e Colby Covington fazem sucesso com o famoso ‘trash talk’, o ex-desafiante ao título do peso-médio (84 kg) e peso-meio-pesado (93 kg), que já tinha mostrado esse discurso há anos, revelou o sucesso para isso.

Apesar de ter uma maneira de lutar que não chamasse a atenção do grande público, Sonnen compensava essa ‘falta de show’ com a língua afiada. Com um estilo provocador, o americano conseguiu em menos de um ano, entre 2012 e 2013, lutar (e perder ambas as vezes) pelo cinturão dos médios e dos meio-pesados, contra os melhores lutadores da época: Anderson Silva e Jon Jones. O segredo para ter grandes combates, apesar de não justificá-los dentro do octógono, foi como o atleta se portava em frente às câmeras.

“Muita coisa foi ensaiada. Se você sabia que ia participar de algo, eu sempre me preparava. Algumas vezes meus críticos diziam, ‘Ah, ele planejou essa frase’. Como se eu tivesse em uma competição de inteligência em que precisava improvisar ou algo assim. Gente, eu nunca fui para uma prova sem estudar antes, e eu nunca fui para uma luta sem treinar. Sempre vou me preparar para tudo em que saiba quais são as condições. Sim, eu vou ter frases prontas. Pode apostar nisso”, revelou o desafeto de Anderson Silva, em entrevista ao site do UFC.

Quem acompanha MMA há mais tempo com certeza se lembra do período de rivalidade intensa entre Sonnen e Anderson Silva, de 2010 a 2012. Em praticamente toda semana o americano soltava alguma provocação em direção do brasileiro, que quase sempre evitava o confronto. Ao recordar essa época de sua carreira, o eterno falastrão admitiu que tudo fazia parte do show e quase pedia para ‘Spider’ colaborar com isso.

“Me lembro de quando estava na fase do Anderson e havia um ódio genuíno. Eu tentava explicar para ele quando não havia câmeras. Eu sei que você não gosta de mim. Mas somos parceiros e vamos fazer negócios um dia. E ambos sabíamos as regras e o que estava em jogo, mas somos parceiros mesmo assim. Então se estou te atacando, isso está saindo nas manchetes e você pensa que a maneira de me mostrar o espírito das artes marciais é ficar quieto e não fazer nada, você está se esquecendo que somos parceiros. Estou prestes a mudar sua vida, e você, a minha. Podemos nos odiar o quanto quisermos, mas se não valorizarmos esse conceito, estamos deixando muito para trás. É difícil, porque por mais que isso faça sentido para mim, e sinto que estou sendo até eloquente falando, eles me veem como um estranho. Não sabem o que estou dizendo”, completou o falastrão.

No MMA profissional desde 1997, o americano Chael Sonnen terminou sua carreira com 30 vitórias, 17 derrotas e um empate. No Ultimate, o ‘Gângster Americano’ atuou desde 2009, após passagem pelo WEC, com o retrospecto de seis triunfos se cinco reveses.

Mais em Notícias