Siga-nos

Notícias

Sem presença de público pela primeira vez, card do UFC em Brasília entra para a história

Charles ‘Do Bronx’ encara Kevin Lee no UFC Brasília – Leandro Bernardes/PXImages

O UFC Brasília acontece neste sábado (14) e, antes mesmo da primeira luta do card preliminar começar, podemos dizer que ele já entrou para a história. O evento será o primeiro de todos os tempos do Ultimate a transcorrer sem a presença do público nas arquibancadas. Em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19) que assola o mundo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, emitiu um decreto proibindo a realização de eventos com grande aglomeração de pessoas, que possam contribuir para a propagação ainda maior da doença. Com isso, a principal liga de MMA do planeta optou por executar o show com portões fechados, ao invés de cancelá-lo.

A confirmação de que o UFC Brasília prosseguirá sem a presença do público pode influenciar até mesmo na dinâmica do evento, já que a, sempre empolgada, torcida a favor dos atletas brasileiros poderia configurar uma vantagem aos lutadores tupiniquins, escalados em grande quantidade para competir neste sábado. A esquadra verde-amarela compõe exatamente a metade do card do show, previsto para acontecer no Ginásio Nilson Nelson.

Principal protagonista do time brasileiro neste sábado, Charles ‘Do Bronx’ – recordista de vitórias por finalização na história do Ultimate – busca o sétimo triunfo consecutivo pela entidade diante do número oito no ranking peso-leve (70 kg), Kevin Lee, na luta principal do UFC Brasília. Um resultado positivo do atleta da academia ‘Chute Boxe/Diego Lima’ – atual 13º colocado no top 15 da divisão – certamente o impulsionará na lista dos principais lutadores até 70 kg e o aproximará ainda mais de uma possível oportunidade de disputar o cinturão da categoria.

Por sua vez, Kevin Lee vem de vitória por nocaute sobre Gregor Gillespie em novembro do ano passado, se recuperando após ter frustrada sua tentativa de subir aos meio-médios (77 kg) por uma derrota para o brasileiro Rafael dos Anjos. O americano, por sinal, excedeu o limite de peso da categoria durante a pesagem oficial do evento na sexta-feira (13) e, com isso, cederá 20% de sua bolsa ao adversário.

Já pelo co-main event, Demian Maia e Gilbert ‘Durinho’ fazem um combate entre dois dos principais representantes do jiu-jitsu no MMA profissional. O veterano – ex-desafiante aos cinturões peso-médio (84 kg) e meio-médio – soma três triunfos consecutivos na organização, sendo duas por finalização. Caso consiga superar o compatriota neste sábado, o lutador paulista igualará o recorde histórico de maior número de vitórias nos octógonos do Ultimate, que pertence atualmente a Donald Cerrone, com 23 resultados positivos.

Assim como o rival, ‘Durinho’ também vive boa fase no Ultimate. O niteroiense vem de quatro vitórias seguidas, sendo duas desde que decidiu subir do peso-leve para os meio-médios. Na nova categoria, o faixa-preta superou Alexey Kunchenko e Gunnar Nelson, respectivamente, ambos por decisão dos juízes e aceitando o combate com pouco tempo de antecedência.

Outro destaque do card principal do UFC Brasília fica por conta da volta de Johnny Walker aos octógonos após sofrer sua primeira derrota pela organização em novembro de 2019, ao ser nocauteado por Corey Anderson, em Nova York (EUA). O meio-pesado (93 kg) – que surgiu na liga como uma das grandes promessas da nova geração de atletas brasileiros – busca a recuperação diante de Nikita Krylov, que foi superado por Glover Teixeira em seu último confronto.

Card completo do UFC Brasília:

Peso-casado: Kevin Lee vs Charles ‘Do Bronx’;
Peso-meio-médio: Demian Maia vs Gilbert ‘Durinho’;
Peso-leve: Renato ‘Moicano’ vs Damir Hadzovic;
Peso-meio-pesado: Johnny Walker vs Nikita Krylov;
Peso-leve: Francisco ‘Massaranduba’ vs John Makdessi;
Peso-mosca: Jussier ‘Formiga’ vs Brandon Moreno;
Peso-palha: Amanda Ribas vs Randa Markos;
Peso-meio-médio: Elizeu ‘Capoeira’ vs Alexei Kunchenko;
Peso-galo: Rani Yahya vs Enrique Barzola;
Peso-mosca: Mayra Sheetara vs Maryna Moroz;
Peso-mosca: Bruno ‘Bulldoguinho’ vs David Dvorak;
Peso-galo: Veronica Macedo vs Bea Malecki.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias