Siga-nos

Notícias

Raoni Barcelos mira top-15 dos galos e detalha preparação contra chute rodado

Raoni Barcelos vem de triunfo no TUF 28 Finale – Reprodução/YouTube

Said Nurmagomedov ganhou uma decisão injusta em sua estreia no UFC e, por isso, só entrou no radar de grande parte dos fãs ao nocautear Ricardo ‘Carcacinha’ em Fortaleza, três meses atrás. E o golpe com o qual o russo venceu a luta deixou Raoni Barcelos em alerta: o brasileiro, que o enfrenta no UFC 237, dia 11 de maio, está fazendo um trabalho específico para evitar que seja surpreendido pelos chutes rodados do oponente.

O encontro, aliás, já deveria ter acontecido. Isso porque, conforme explicou, Said deveria ter sido o seu adversário em sua segunda luta no Ultimate. Mas, machucado, o russo deu lugar a Chris Gutierrez, que acabou finalizado no TUF 28 Finale, em novembro do ano passado. Raoni afirmou que uma vitória sobre Nurmagomedov deve colocá-lo no ranking dos pesos-galos (61 kg).

“Em relação ao ranking, eu sabia que essa hora poderia chegar pelo meu desempenho na organização e por estar baixando de categoria também (Raoni estreou como peso-pena). A gente está muito igual tanto no cartel quanto nas vitórias. Ele está com uma consecutiva a mais. Eu acho que nada mais justo do que nós estarmos disputando uma vaga no top-15”, falou, em entrevista exclusiva à Ag. Fight.

Apesar de Said não ser um wrestler como tantos russos que estão no UFC, Raoni avisa: não pode deixar a luta agarrada de lado. Segundo o carioca, a única coisa que está garantida no combate do próximo dia 11 é a emoção – de resto, tudo pode acontecer.

“O wrestling é uma tradição muito grande na Rússia, como se fosse o jiu-jitsu no Brasil. Eles têm praticamente a melhor escola no mundo atualmente. É verdade, ele é um striker, porém, na minha concepção, ele é completo: pode vir para nocautear ou trocar o jogo e vir para colocar para o chão e finalizar. Então, vai ser uma luta totalmente aberta: pode vir nocaute ou finalização para ambas as partes. Eu vou procurar fazer o melhor jogo possível para ser uma boa luta, lógico, buscando a finalização ou o nocaute, mas vou imprimir meu jogo, indo para frente o tempo todo. Só quem ganha é o público”, destacou.

Para evitar ter o mesmo destino de ‘Carcacinha’, que recebeu um chute rodado no abdômen e foi nocauteado ainda no primeiro round, Raoni tem treinado com Jorge Filho, ex-atleta da seleção brasileira de Taekwondo e colega na equipe ‘Rizzo RVT’.

“O lance é a movimentação. Ele tem uma movimentação muito boa de Taekwondo. Então, tenho feito muitos treinos de chute rodado, que é um chute perigoso, que pode entrar. Porém, eu tenho que estar nesse timing do chute rodado. Eu não posso estar no raio de ação dele, senão ele vai me acertar que nem ele acertou o ‘Carcacinha’. E aí é que vem a estratégia. Eu tenho que ser mais rápido do que ele para poder pegar e ele tem que ser mais rápido do que eu, para não deixar eu chegar perto dele. Então, por isso que vai ficar uma luta movimentada. Eu vou entrar 110% preparado para essa luta, acho que ele também. É uma luta de estudo, quem ganhar vai ser top 15, não pode ter erro”, disse.

Barcelos vai lutar pela primeira vez no Brasil desde julho de 2013. Natural do Rio de Janeiro, o peso-galo terá na arquibancada uma torcida especial, formada pelos familiares e por muitos amigos do bairro de Marechal Hermes, onde vive.

“Eu particularmente estou muito feliz, muito feliz mesmo. Sabe, não estou com aquela pressão, aquela ansiedade. Eu estou realizado. Eu tentei três anos, fiz camp completo para poder entrar no UFC Rio e nunca tinha conseguido. Eu já estava com contrato assinado, treinei e não consegui. E dessa vez eu estou dentro. Vai ser diferente. Um card espetacular, com vários caras de nome, como o Anderson Silva, o José Aldo, que é um espelho para mim. Vai ser uma honra estar no meio desses caras, passar a semana junto deles. Eu estou realizado. A palavra certa é essa”, finalizou.

Confira o card completo do UFC 237:

Card principal
Palha feminino (52 kg) | Rose Namajunas vs. Jéssica Andrade
Médio (84 kg) | Jared Cannonier vs. Anderson Silva
Pena (66 kg) | José Aldo vs. Alexander Volkanovski
Meio-médio (77 kg) | Thiago Alves vs. Laureano Staropoli
Leve (70 kg) | Francisco Trinaldo vs. Carlos Diego Ferreira

Card preliminar
Meio-pesado (93 kg) | Rogério ‘Minotouro’ vs. Ryan Spann
Leve (70 kg) | Thiago Moisés vs. Kurt Holobaugh
Galo feminino (61 kg) | Irene Aldana vs. Bethe Correia
Leve (70 kg) | BJ Penn vs. Clay Guida
Mosca feminino (57 kg) | Luana ‘Dread’ vs. Priscila ‘Pedrita’
Meio-médio (77 kg) | Warlley Alves vs. Sérgio Moraes
Galo (61 kg) | Raoni Barcelos vs. Said Nurmagomedov
Galo feminino (61 kg) | Talita Bernardo vs. Melissa Gatto

Mais em Notícias