Siga-nos

Notícias

‘Preso’ na Rússia, Khabib revela que UFC 249 pode ser realizado sem a sua presença

Esta é a quinta vez que o UFC agenda o duelo entre Khabib e Ferguson – Diego Ribas

Após se ver obrigado a adiar três edições seguidas do Ultimate por conta da pandemia do novo coronavírus, Dana White fez questão de deixar claro que sua prioridade seria retomar as atividades da organização no dia 18 de abril, data na qual está agendada a realização do UFC 249, que teria em sua luta principal a disputa entre Khabib Nurmagomedov e Tony Ferguson. No entanto, ao que tudo indica, o combate entre os pesos-leves (70 kg), que já foi cancelado anteriormente em outras quatro ocasiões, deve novamente ficar no papel, mesmo que o presidente da franquia consiga promover o evento, como tem prometido.

Com a impossibilidade de realizar o show no Brooklyn (EUA), em razão de medidas de combate à propagação do coronavírus adotadas pelo governo local, e o aval da organização, Khabib – que estava nos Estados Unidos treinando na academia ‘AKA’ – retornou ao seu país de origem para fazer a parte final de sua preparação e aguardar um posicionamento oficial sobre a nova sede do evento. Porém, assim como grande parte do planeta, a Rússia fechou suas fronteiras e proibiu a entrada e saída de voos de seu território, deixando o campeão peso-leve do UFC ‘preso’ em sua terra natal. Frustrado, Nurmagomedov comentou sobre a situação em uma transmissão ao vivo no seu ‘Instagram’ e insinuou que a edição 249 do Ultimate pode ser promovida sem a sua presença.

“Agora estou ouvindo que eles estão vendo de organizar isso (UFC 249) com ou sem a minha presença. Ok, vão em frente. Todos temos que seguir as leis. Eu não sou contra isso. Sei que os lutadores precisam alimentar suas famílias e pagar suas contas. Sei o quão duro é para o lutador. A menos que eles lutem, eles não recebem dinheiro. Ouvi que eles estão procurando um adversário para Tony, porque ele está nos Estados Unidos e eu estou aqui na Rússia”, contou Khabib, segundo tradução do site ‘RT Sport’, antes de completar.

“Mas eu não estou aqui por vontade própria. O UFC me garantiu que essa luta não aconteceria nos EUA, e que mesmo que não aconteça nos Emirados (Árabes Unidos), ela vai acontecer deste lado do Atlântico. Nós discutimos tudo com o UFC. Naquele momento, eu já havia feito cinco semanas de treinos duros na AKA. Agora eu não sei o que está acontecendo. É muito difícil treinar e cortar peso quando o mundo todo está fechado e você não sabe para que está se preparando. Mas essa não é a primeira vez que tenho dificuldades na minha carreira”, ponderou o campeão dos leves.

Em razão da baixa probabilidade do UFC 249 ser realizado em território americano, além da dificuldade em manter seus treinos na AKA devido ao fechamento de academias e medidas de isolamento social adotadas no país, Khabib decidiu retornar à Rússia. Com os rumores apontando para que o evento desembarcasse nos Emirados Árabes Unidos, o campeão previu que seria mais fácil se deslocar para lá caso já estivesse em sua terra natal.

“Nós estávamos treinando na AKA sem nenhuma informação sobre a luta – onde e como ela aconteceria. Aí o UFC nos garantiu que a luta não aconteceria nos Estados Unidos e disseram que tinha uma chance de 99 por cento de que ela vai acontecer nos Emirados (Árabes Unidos) – em Abu Dhabi. Após conversar com o UFC, nós decidimos voar para os Emirados um mês antes da luta. Eu não lembro a data exata – foi dia 19 ou 20 (de março). Eu teria que confirmar. Mas quando nós pousamos nos Emirados, descobrimos que eles iam fechar as fronteiras e ninguém seria capaz de deixar ou entrar, com a exceção dos residentes. Então, nós tivemos que voar de volta para a Rússia. No momento, eu estou no Daguestão e estou treinando e me preparando todo dia, embora eu não saiba para que estou me preparando, porque depois que viemos para a Rússia, nós também descobrimos que as fronteiras iam ser fechadas. Assim como os Estados Unidos, assim como na Europa, Emirados – em todo lugar. O mundo inteiro está em quarentena agora”, concluiu.

O UFC 249 estava marcado originalmente para acontecer no dia 18 de abril, no Brooklyn, em Nova York (EUA). Caso o duelo entre Khabib e Ferguson seja cancelado, esta será a quinta vez em que isto acontece. Anteriormente, o confronto entre os pesos-leves foi atrapalhado em razão de lesões sofridas por ambos os lutadores.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias