Belfort não tem data certa para lutar no One Championship – Leandro Bernardes/PxImages
Em outubro de 1996, Vitor Belfort iniciou sua carreira no MMA em um torneio ainda nos moldes do Vale Tudo (com pouquíssimas limitações de regras) que foi realizado no Havaí. A rápida vitória diante do gigante Jon Hess empolgou a plateia que contava com nomes como Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, dupla que iniciava naquele ano uma parceria que renderia três títulos da NBA para o Los Angeles Lakers.
Amante das artes marciais, O’Neal não perdeu tempo e viabilizou um encontro com Berlfort nos bastidores daquele mesmo show. Dali surgiu uma amizade que culminou com o americano treinando e sendo finalizado pelo ‘Fenômeno’, além de despertar nele o desejo de aprimorar sua parte física com métodos desenvolvidos por atletas de MMA, fator que anos mais tarde Shaq apontou como fundamental para o sucesso em sua carreira.
Atualmente com 43 anos e próximo de encerrar sua trajetória no esporte, o veterano brasileiro resgatou naquela noite o primeiro encontro com o astro do basquete para, através de suas redes sociais, fazer um curioso convite. De olho em uma data para fazer sua estreia no One Championship, Belfort pediu que O’Neal seja seu corner “em uma de my ‘last dance’ fights“.
O recado em inglês tem um claro sentido. ‘Last Dance’, ou última dança, é o nome em inglês do documentário que narra em dez episódios a temporada final do supertime montado pelo Chicago Bulls e liderado por Michael Jordan na década de 90 – no Brasil a série foi traduzida para ‘Último Arremesso’.
De olho na visibilidade que Shaq em seu corner daria para sua luta, o ‘Fenômeno’ deixa claro que está próximo de encerrar sua carreira. Mas, mais do que isso, de que deseja pendurar as luvas de forma grandiosa e midiática, assim como Jordan o fez. Não à toa, em outra mensagem em suas redes socias, o carioca questionou seus seguidores sobre a possibilidade de enfrentar Wanderlei Silva, em revanche do duelo vencido por ele mesmo em 1998.
Apesar de não sabermos quantas lutas Vitor ainda pretender fazer – o carioca não revela detalhes de seu contrato com o One Championship -, já foi anunciado que seu próximo rival deve ser o peso-pesado Alain Ngalani. E seria para essa luta que ele pretende contar com a lenda do basquete em seu corner. Um belo aquecimento, uma vez que, se for para fechar com chave de ouro, todos sabem que sua ‘Última Dança’ deve ser contra Wanderlei Silva, seu rival por mais de duas décadas.