Siga-nos
Leandro Bernardes/PxImages

Notícias

Polêmica! Rampage Jackson acusa Jon Jones de ser o lutador “mais sujo da história”

Jon Jones é, indiscutivelmente, um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Mas, para um antigo rival, o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) do UFC, que dominou a divisão durante praticamente mais de uma década, também pode receber a alcunha de “atleta mais sujo da história da modalidade”.

Esta é a opinião de Quinton Jackson, que enfrentou ‘Bones’ em 2011, na primeira defesa de título do rival no UFC, e acabou finalizado no quarto round da disputa. Em entrevista ao canal ‘Chris Van Vliet Clips’, do ‘Youtube’, o veterano acusou Jon Jones de utilizar-se de artifícios ilegais ou antiéticos para se beneficiar dentro dos combates. Como exemplo, o ‘Rampage’ citou as dedadas no olho do adversário e os pisões no joelho, também conhecidos como ‘chute oblíquo’, duas armas que apareceram com certa frequência nas lutas do ex-campeão do Ultimate em sua carreira.

“Jon Jones é um grande lutador. Mesmo se ele estivesse aqui nessa sala eu diria isso. Mas ele é o lutador mais sujo da história. O cara é tão esperto. Ele faz as coisas mais sujas. Se você estiver indo bem contra ele, ele vai te dar uma dedada no olho. Se você estiver avançando ou fazendo algo bom ou levando vantagem, ele vai chutar seu joelho para trás”, acusou Rampage.

Apesar de não ser contra as regras do MMA, o chute oblíquo – que foi basicamente difundido pelo próprio Jon Jones no MMA – é tema de muitas discussões sobre o seu uso, com muitas figuras importantes do esporte contrárias à liberação do mencionado golpe. Rampage Jackson se enquadra neste grupo e sugere que o mesmo seja proibido.

“Para começar, eu acho que aquele chute no joelho – eles chamam de chute oblíquo – ele está chutando você bem na rótula do seu joelho. Eu acho que isso deveria ser banido. Meu joelho ainda está ferrado desde aquela luta por causa da hiperextensão – ele chutou meu joelho completamente para trás. Você pode acabar com a carreira das pessoas com esses golpes. Jon Jones, ele é bom. Ele nem precisa fazer isso. Pense em todas aquelas cotoveladas giratórias que ele costuma fazer no começo. Onde elas acertavam? Vocês lembram? Na nuca das pessoas. Isso é ilegal. Jon Jones é o lutador mais sujo”, concluiu o veterano.

As críticas feitas por Quinton ‘Rampage’ Jackson não são uma novidade para Jon Jones. Durante seu reinado no meio-pesado do UFC, ‘Bones’ foi acusado de lutar, propositalmente, com os dedos das mãos abertos e apontados para seus adversários, o que gerou várias situações de dedadas no olho acidentais, que muitas vezes o beneficiaram em determinadas situações de combate.

Apesar disso, Jon Jones segue sendo visto por grande parte da comunidade do MMA como um dos maiores lutadores de todos os tempos, e seu legado ainda pode ser ampliado em breve. No próximo dia 4 de março, o ex-campeão dos meio-pesados fará sua estreia pela divisão dos pesos-pesados contra Ciryl Gane, no UFC 285, em disputa pelo cinturão vago da categoria.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias