Siga-nos

Notícias

Perto de completar 15 anos de MMA, Bibiano destaca trajetória até o topo do ONE FC

Bibiano Fernandes é o campeão peso-galo do One FC – Diego Ribas

No dia 23 de outubro de 2019, Bibiano Fernandes completa 15 anos de carreira no MMA. Dez dias antes, o brasileiro defende novamente seu cinturão peso-galo (66 kg) do ONE FC, contra Kevin Belingon, na quarta luta entre os dois, em evento que será realizado em Tóquio (JAP). Perto de completar uma marca emblemática, o atleta não esqueceu suas raízes ao recordar os primeiros passos no esporte.

Natural de Manaus (AM), Bibiano começou sua carreira em campeonatos de jiu-jitsu. Com a faixa-preta na cintura e medalhas no pescoço, não demorou muito tempo para se aventurar em eventos nacionais de MMA. O brasileiro é um dos lutadores de mais renome do ONE FC e possui um cartel de 23 vitórias e quatro derrotas.

“Acredito em força de vontade, de querer vencer. Se você quiser, tem que seguir adiante. Mas tudo depende de você. No início muita gente me deu chance. Lutei no Jungle Fight, K-1, Dream. Foram muitos que deram a chance e fui abraçando, conquistando meu espaço. Hoje estou onde estou por muito esforço, muita batalha. Acho que o segredo do meu sucesso sempre foi querer evoluir, nunca ficar parado”, disse o lutador, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight.

Com 39 anos, Bibiano sabe que sua carreira no MMA está chegando ao fim. O brasileiro não esconde o desejo de pendurar as luvas no ONE FC, evento em que está desde 2012. Na franquia asiática, o atleta possui 12 triunfos e apenas uma derrota, tendo ficado invicto por seis anos.

“Minha ideia é lutar até os 45 anos. Se chegar lá bem, estou tranquilo. Mas depende da minha saúde também. Quero lutar até aguentar, mas sem forçar nada. Quero me divertir com a garotada nova. Me garanto mais dois anos. Depois disso, quero ajudar os brasileiros que querem vir pro ONE. Essa é uma das minhas ideias”, contou.

Na disputa pelo título, Belingon é um velho conhecido de Bibiano. Os dois já se enfrentaram três vezes, com duas vitórias do brasileiro. Então, os pontos fortes e fracos do seu oponente não são segredo. O diferencial, segundo ele, será a postura de encurralar seu rival.

“Já lutei com ele várias vezes, né?! Na primeira, finalizei. A segunda foi aquela dividida (quando foi derrotado), bem apertada. A terceira eu estava bem em cima dele, aí aconteceram aquelas cotoveladas (segunda vitória de Bibiano). Agora estou indo bem focado, bem inteligente. Sei o potencial desse moleque, o que ele faz bem. Mas a minha ideia é focar nas minhas técnicas. Se você olhar as nossas lutas, ele não vem muito para cima. Tenho que correr atrás dele. Mas eu estou preparado. Vou para dentro, esse é meu estilo de luta e não vou mudar. Se tiver uma grande performance, vou trazer esse cinturão”, afirmou.

Quando o assunto é Ásia, o ONE FC é o evento dominante, ficando a frente do UFC em questão de público e recordes de vendas de pacotes na TV. Mesmo assim, recentemente a franquia trouxe atletas de grande renome para seu elenco como Vitor Belfort, Eddie Alvarez e Demetrious Johnson, que já foram campeões do Ultimate. Agora estes atletas fazem parte do time da organização, que está de olho em um novo mercado.

“Acho que pode ajudar (a crescer) bem na América do Norte. Mas na Ásia ele é gigante. Só na China e Índia, estamos falando de bilhões de pessoas. É muito grande na Ásia. Me falaram que a minha última luta mais de 100 milhões viram. Então na Ásia é outra história. São números muito maiores. (…) Espero que um dia chegue no Brasil e eu consiga lutar no meu país. Seria muito legal”, completou.

Mais em Notícias