Categorias: Notícias

Oito lutadores infringem regra da Comissão Atlética da Califórnia no Bellator 228; entenda

Leandro Higo excedeu o limite de peso estipoulado em 15% – Divulgação/ Bellator

Oito dos 34 lutadores que se apresentaram no cage do Bellator 228 quebraram a regra que limita a 10% o ganho de massa corpórea após a pesagem, imposta pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia. A informação foi disponibilizada pela própria entidade reguladora ao site ‘MMA Fighting’. Entre os infratores, cinco competiram na primeira etapa do Grand Prix peso-pena (66 kg) da organização.

A regra, adotada desde 2017 pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia para eventos sob sua jurisdição, delimita um teto de 10% do peso corporal total que um atleta pode ganhar entre a pesagem oficial e o dia da luta. A determinação foi imposta com o intuito de coibir o corte de peso excessivo por parte dos atletas e, consequentemente, proteger sua saúde.

Adversário do brasileiro Patrício ‘Pitbull’ no co-main event da noite, Juan Archuleta teve um ganho de 14% entre a pesagem e a luta. Esta foi sua segunda infração da regra estabelecida pela Comissão Atlética da Califórnia, a primeira ocorreu quando competia pelo peso-galo (61 kg).

Além de Archuleta, A.J. McKee, Daniel Weichel, Saul Rogers, e Georgi Karakhanyan também foram atletas que competiram no GP dos penas a infringir a norma. Entre os brasileiros presentes no card, apenas Leandro Higo, com 15% de ganho, excedeu o limite estabelecido.

A Comissão Atlética do Estado da Califórnia pode sugerir que os infratores subam de categoria quando se apresentarem em seus domínios. Focada no combate ao corte de peso excessivo, a entidade está, inclusive, considerando a implementação de uma regra que a permita cancelar combates nos quais um lutador recupere mais de 15% de seu peso corporal total entre a pesagem e o confronto.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026