Há algumas semanas, Dana White, presidente do Ultimate, já tinha adiantado o desejo de realizar a revanche entre Nick Diaz e Robbie Lawler para setembro. No entanto, agora a luta está oficializada, pelo menos de acordo com informações do site ‘Yahoo Sports’. Os dois lutadores vão medir forças no dia 25 de setembro, no UFC 266, que vai acontecer em Las Vegas (EUA), em embate válido pelos meio-médios (77 kg).
Ainda de acordo com a publicação, o confronto entre os dois competidoes, que tem caráter de revanche, já que Nick e Robbie se enfrentaram anteriormente, em 2004, com vitória do primeiro por nocaute, será uma melhor de cinco rounds, mas ele não será nem a luta e nem a co-luta principal da noite. Esse método já aconteceu na luta entre Nate Diaz e Leon Edwards, no UFC 263, e a organização adiantou que vai adotar mais essa iniciativa com duelos que tenham apelo popular e midiático.
Nick Diaz está sem lutar desde janeiro de 2015, quando enfrentou o brasileiro Anderson Silva em combate que terminou em ‘no contest’ (sem resultado) após ambos os atletas testarem positivo no antidoping. Nos últimos meses, o americano deu indícios que gostaria de retornar ao octógono. Apesar do longo hiato e de ter conquistado sua última vitória há quase uma década, sobre BJ Penn, em outubro de 2011, o americano segue como um dos mais populares atletas do plantel do UFC.
Pelo outro lado, Robbie Lawler vive uma situação delicada na franquia. O ex-campeão dos meio-médios foi derrotado em suas quatro apresentações mais recentes, sendo a última delas em agosto de 2020, para Neil Magny. O último triunfo do americano aconteceu em julho de 2017, quando superou Donald ‘Cowboy’ Cerrone por pontos.
Vale destacar que o UFC 266 vai ter duas disputas de cinturão. Alexander Volkanovski e Brian Ortega se enfrentam para saber quem fica com o título do peso-pena (66 kg) na luta principal da noite. Já na co-luta principal, Valentina Shevchenko coloca sua coroa do peso-mosca (57 kg) em jogo contra Lauren Murphy.