Notícias

Médicos pedem ação contra Joe Rogan por ‘desinformação’ sobre COVID-19

Comentarista do UFC de longa data, Joe Rogan tem deixado muita gente irritada por suas declarações, mas não as relacionadas ao MMA, e, sim, sobre um assunto muito mais sério. Recentemente, um grupo de centenas de médicos, profissionais da saúde e educadores de ciências se juntou para assinar uma ‘carta aberta’ ao ‘Spotify’ pedindo que sejam tomadas ações contra a disseminação de informações erradas no podcast do funcionário do UFC, chamado ‘The Joe Rogan Experience’, que é difundido na internet através da plataforma.

A petição, que foi noticiada primeiramente pelo site ‘RollingStone’, cita especificamente o polêmico episódio do ‘The Joe Rogan Experience’ onde o convidado foi Robert Malone, um virologista conhecido por espalhar desinformação sobre a COVID-19. O grupo de profissionais da saúde e da ciência alega que ao permitir que a propagação de falsas informações sobre o assunto, o ‘Spotify’ possibilita que sejam causados danos à confiança pública na pesquisa científica e que sejam levantadas dúvidas sobre a credibilidade de estudos baseados em dados guiados pela comunidade científica.

“Dr Malone usou a plataforma do ‘JRE’ para promover ainda mais inúmeras alegações infundadas, incluindo várias mentiras sobre as vacinas da COVID-19 e uma infundada teoria de que os líderes da sociedade ‘hipnotizaram’ o público. Muitas dessas afirmações já foram desmentidas”, diz uma parte da carta.

Considerando que o ‘The Joe Rogan Experience’ é um dos podcasts de maior sucesso no mundo e que atinge milhões de ouvintes através do ‘Spotify’, a preocupação dos profissionais responsáveis pela petição é compreensível.

“Essa não é uma preocupação apenas científica ou médica; é um problema sociológico de proporções devastadoras e o Spotify é responsável por permitir que essa atividade prospere na sua plataforma”, alertou o grupo de profissionais na carta aberta ao Spotify.

Durante a pandemia do novo coronavírus, Joe Rogan se envolveu em algumas polêmicas, por conta de suas opiniões e posicionamentos controversos. Além de já ter sugerido que jovens saudáveis não precisassem se vacinar, o comentarista já se declarou contrário às exigências de alguns governos, como o passaporte sanitário. O funcionário do UFC também foi bastante criticado por – ao ser contaminado pelo vírus, em setembro do ano passado – optar pelo tratamento com remédios que ainda não tiveram sua eficácia contra a COVID-19 comprovada, como a Ivermectina, um medicamente antiparasitário.

Matérias Recentes

Karine Killer enfrenta algoz de brasileiras no UFC Canadá, em abril

A peso-mosca (57 kg) Karine Silva já tem novo compromisso marcado no octógono. A equipe…

13/02/2026

Ex-campeão dos médios se coloca como o único capaz de vencer Chimaev

Ex-campeão e atual terceiro colocado no ranking peso-médio (84 kg) do UFC, Sean Strickland mantém…

13/02/2026

Alex Poatan faz postagem sugestiva e aquece rumores sobre futuro: “1, 2, 3 e já”

O futuro de Alex 'Poatan' Pereira no UFC é um dos assuntos mais comentados pela…

13/02/2026

Charles Do Bronx promete caçar Holloway no UFC 326: “Como um leão faminto”

Ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, Charles Oliveira voltou a falar sobre o aguardado reencontro…

13/02/2026

UFC BJJ 5: Nicholas Meregali vence em retorno após 17 meses afastado

Depois de ficar 17 meses afastado do esporte por conta de lesões, o brasileiro Nicholas…

13/02/2026

Ex-campeão aponta peso-leve com maior chance de destronar Ilia Topuria no UFC

Apesar de Ilia Topuria ter conquistado o cinturão peso-leve (70 kg) do UFC há menos…

13/02/2026