Siga-nos
Mark Hunt foi um dos pioneiros entre os pesos-pesados do UFC
O ex-lutador do UFC sofreu uma nova derrota judicial em processo aberto contra a liga - Rigel Salazar/PxImages

Notícias

Mark Hunt sofre nova derrota judicial em processo contra UFC, Dana e Lesnar; entenda

O processo judicial movido por Mark Hunt contra o UFC, que se estende desde 2017, pode ter, enfim, chegado a um ponto final. E não da maneira que o ex-lutador esperava. Nesta terça-feira (26), um juiz federal anulou o resto do caso do veterano contra o Ultimate, Dana White e Brock Lesnar. Quando abriu o processo, o peso-pesado acusou as partes envolvidas no imbróglio de fraude, conspiração e de acobertar um possível doping de seu rival. No entanto, por falta de provas e evidências inconclusivas, ‘The Super Samoan’ saiu derrotado dos tribunais.

O imbróglio judicial entre Hunt e o Ultimate surgiu por conta de seu duelo contra Brock Lesnar, no UFC 200, em 2016. À época, o ex-campeão retornava ao MMA após anos dedicado ao telecatch na WWE. Por conta de seu prestígio, o americano recebeu uma isenção para competir e não precisou passar pelos protocolares quatro meses de testes antidopings requeridos à época.

Com o aval, Brock Lesnar venceu Hunt por decisão unânime dentro dos octógonos. No entanto, após a luta, o ex-campeão dos pesos-pesados foi flagrado em exame antidoping após testar positivo para inúmeras substâncias proibidas e teve seu triunfo transformado em ‘no contest’ (luta sem resultado). Como pena, o americano foi suspenso por um ano pela USADA (agência antidoping americana) e pela Comissão Atlética de Nevada, responsável por regular o UFC 200.

Por conta do contexto, Mark Hunt abriu um processo acusando Dana White e o UFC de possivelmente acobertar um doping de Brock Lesnar. No entanto, sem as evidências necessárias para comprovar sua teoria, o ex-lutador viu a juíza distrital dos EUA, Jennifer A. Dorsey, concluir que o veterano não conseguiu provar que os envolvidos teriam, conscientemente, lhe enganado na época da luta.

“Em suma, cada uma das teorias de fraude de Hunt requer demasiados saltos inferenciais e ignora demasiadas provas contrárias para que um júri possa razoavelmente decidir a seu favor, particularmente através de provas claras e convincentes”, escreveu a juíza Dorsey, em trecho de um parecer de 27 páginas, compartilhado em primeira mão pelo ‘Conduct Detrimental’ e posteriormente confirmado pelo site ‘MMA Fighting’.

Dana ironiza o peso-pesado

Além da mais recente derrota judicial, Mark Hunt ainda foi ironizado por uma das partes que havia processado, Dana White. Durante a coletiva de imprensa após o mais recente episódio do Contender Series, o presidente do UFC comentou brevemente sobre o caso e destacou que o veterano do MMA terá que arcar com grandes despesas oriundas do processo. Em 2022, o peso-pesado já teria sido ordenado a pagar cerca de R$ 2 milhões em honorários advocatícios.

“Escute, o Mark Hunt perdeu tantos processos contra nós (UFC). É uma loucura. Ele é um cara meio delirante. Ele terá que pagar alguns honorários advocatícios”, comentou de forma irônica, o cartola.

Em sua trajetória como lutador profissional de MMA, Hunt acumulou 13 vitórias, 14 derrotas, um empate e um ‘no contest’ – justamente contra Brock Lesnar, no UFC 200.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias