Na última sexta-feira (28), o mundo das artes marciais perdeu um de seus maiores representantes e precursores com o falecimento de Robson Gracie, aos 88 anos. Dois dias depois, neste domingo, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, foi realizada a cerimônia de velório do importante membro da tradicional família responsável pelo desenvolvimento do ‘jiu-jitsu brasileiro’.
O velório contou com a presença ilustres como a de Kyra Gracie, neta de Robson, e seu marido, Malvino Salvador, ator, praticante e entusiasta das artes marciais. Além do casal, a cerimônia também contou com o comparecimento do ator Maurício Mattar. Como forma de homenagem ao legado de Robson, a maioria dos presentes acompanhou o velório vestidos de quimono.
Filho de Carlos
Robson nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1935 e era o segundo filho de Carlos Gracie, o patriarca da família. Ainda em vida, o avô de Kyra recebeu a faixa vermelha de jiu-jitsu (9º e último grau a ser alcançado na modalidade). Ele deixou os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que faleceu em 2017.