Notícias

Luta do ano! Glover Teixeira vs Jiri Prochazka é premiada no Oscar do MMA

Na noite da última quinta-feira (8), no hotel SAHARA, em Las Vegas (EUA), foi realizado o ‘World MMA Awards’ de 2022. Conhecida popularmente como ‘Oscar do MMA’, a cerimônia, que premia os principais destaques da modalidade na temporada, colocou brasileiros em posição de relevância. Na categoria ‘Luta do Ano’, o duelo travado entre o mineiro Glover Teixeira e o tcheco Jiri Prochazka foi o embate eleito.

Na ocasião, em junho deste ano, no UFC 275, Glover, então campeão, defendia seu reinado diante de Jiri, que vinha invicto no Ultimate. Foram cinco rounds de uma verdadeira montanha russa de emoções para os fãs, já que tanto o brasileiro quanto o tcheco chegaram perto de interromperem o confronto em algumas oportunidades.

No quinto e último assalto, com Glover na frente da pontuação dos juízes laterais, o desfecho mais improvável aconteceu. Com uma reviravolta de cinema, Prochazka, conhecido pelo seu striking agressivo, finalizou o brasileiro – um dos grapplers mais prendados entre os meio-pesados (93 kg) -, a apenas 28 segundos para o fim do combate.

O roteiro da batalha foi suficiente para ganhar o prêmio de Luta da Noite no Oscar do MMA 2022, desbancando os seguintes concorrentes: Justin Gaethje vs Michael Chandler, Alexander Volkanovski vs Brian Ortega, Khamzat Chimaev vs Gilbert ‘Durinho’ e Max Holloway vs Yair Rodriguez.

Dado o sucesso imediato da luta, e também o equilíbrio entre os dois atletas, o Ultimate agendou uma revanche imediata entre os dois, para a luta principal do UFC 282, deste sábado (10). Os planos da companhia, porém, foram por água abaixo depois que Prochazka sofreu uma grave lesão no ombro a dias do evento – que o afastará do octógono por cerca de um ano.

Confira abaixo os principais vencedores do Oscar do MMA 2022:

Lutador do ano: Alexander Volkanovski

Lutadora do ano: Valentina Shevchenko.

Revelação do ano: Paddy Pimblett

Luta do ano: Jiri Prochazka vs Glover Teixeira

Nocaute do ano: Michael Chandler em Tony Ferguson

Finalização do ano: Charles ‘Do Bronx’ em Dustin Poirier

Virada do ano: Aljamain Sterling (suportou o ódio dos haters e superou a lesão no pescoço)

Surpresa do ano: Julianna Peña sobre Amanda Nunes

Melhor Organização do ano: UFC.

Cartola do ano: Dana White (UFC)

Analista do ano: Michael Bisping 

Personalidade do ano: Joe Rogan

Treinador do ano: Eugene Bareman

Academia do ano: City Kickboxing

Ring Girl do ano: Brittney Palmer

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025