Notícias

Lenda do jiu-jitsu, Marcelo Garcia finaliza rival em retorno à ativa após vencer o câncer

Após mais de 13 anos ausente das competições, Marcelo Garcia está de volta, e em grande estilo. Nesta sexta-feira (24), a lenda do jiu-jitsu, que venceu uma batalha contra o câncer recentemente, subiu no cage do ONE Championship, em Bangkok, na Tailândia, e finalizou o japonês Masakazu Imanari em um combate de grappling, sem categoria de peso, que estava previsto para ter duração de até dez minutos.

‘Marcelinho’ conquistou a vitória ao encaixar um estrangulamento norte-sul no veterano japonês, que foi obrigado a bater em desistência, quando restavam pouco mais de cinco minutos para o fim da disputa (veja abaixo ou clique aqui). Logo após a confirmação do seu retorno triunfal, o faixa-preta – multicampeão mundial e um dos mais respeitados lutadores de jiu-jitsu da história – não escondeu sua felicidade na entrevista pós-luta, ainda dentro do cage.

“Fala sério, vocês podem ver, isso parece um sonho. É difícil de acreditar em tudo que eu passei nos últimos anos, e olha onde eu estou. Você tem que seguir seus sonhos, perseguir seus sonhos. Quero que meus filhos sigam os sonhos deles porque você consegue qualquer coisa que quiser se você se manter feliz e seguir os bons exemplos”, declarou um emocionado Marcelo Garcia, que contou com a torcida in loco da família, incluindo seus dois filhos, que ainda não haviam visto o pai competir.

Próximo alvo definido

E, ao que tudo indica, o brasileiro não pretende se ausentar das competições por um longo período novamente. Aparentemente motivado, Marcelinho Garcia deixou claro que ainda possui muitas lutas previstas em seu contrato com o ONE Championship e que, no que depender dele, voltará o mais breve possível. Além disso, o faixa-preta de jiu-jitsu já tem um novo alvo definido: o japonês Shinya Aoki – adversário sobre o qual já possui uma vitória no grappling, em 2005, quando se encontraram no tatame do ADCC.

“Eu tenho muitas lutas pela frente no meu contrato. Não esperei 13 anos, quase 14 anos, para fazer isso e depois esperar mais. Então, eu quero fazer isso (voltar a lutar) o mais rápido possível. Tem um combate que deveria ter acontecido antes desse. Shinya Aoki deveria ter sido meu primeiro (rival no retorno), então eu ainda estou esperando por ele”, desafiou Garcia.

Nascido em Minas Gerais e radicado nos Estados Unidos há alguns anos, Marcelo Garcia, de 43 anos, é uma verdadeira lenda da arte suave. Além dos múltiplos títulos no jiu-jitsu de quimono, incluindo cinco mundiais, o lutador também acumula conquistas em campeonatos de grappling No Gi (sem quimono), como o tetracampeonato no renomado evento ADCC. O lutador é membro do Hall da Fama da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) e do ADCC.

Matérias Recentes

Show do Spider! Anderson Silva nocauteia ex-campeão do UFC em luta de boxe

Aos 50 anos de idade, Anderson Silva mostrou que ainda tem o brilho que o…

19/12/2025

Campeão olímpico, Hebert Conceição vence rival mexicano e amplia invencibilidade no boxe

A trajetória de Hebert Conceição desde que migrou para o boxe profissional segue irretocável. E…

19/12/2025

Keno Marley vence estreia no boxe profissional em abertura de card de Spider e Jake Paul

Com uma trajetória louvável no boxe amador, Keno Marley fez sua estreia como profissional nesta…

19/12/2025

Anderson Silva aposta na movimentação para derrotar ex-campeão do UFC no boxe

Um dos maiores ícones dos esportes de combate, Anderson Silva volta a competir nesta sexta-feira…

19/12/2025

Netflix? Saiba como assistir as lutas de boxe de Anderson Silva e do youtuber Jake Paul

A temporada do UFC e das principais ligas de MMA já se encerraram em 2025.…

19/12/2025

Melquizael Costa projeta duelo futuro contra Jean Silva no UFC: “Vou enfiar a porrada”

Embalado por cinco vitórias consecutivas no UFC, Melquizael Costa vive possivelmente o melhor momento de…

18/12/2025