Siga-nos

Notícias

Khabib critica UFC por escolha de Cerrone como rival de McGregor: “Plano funcionou”

Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor nutrem uma rivalidade no UFC – Diego Ribas

Khabib Nurmagomedov não faz questão de esconder de ninguém sua antipatia por Conor McGregor e sua discordância com a maneira como o Ultimate trata o ex-campeão peso-pena (66 kg) e peso-leve (70 kg). Em entrevista coletiva na Rússia para promover sua defesa de cinturão diante de Tony Ferguson no UFC 249, o russo criticou a escolha, por parte da organização, do último adversário de seu desafeto e insinuou que tudo fez parte de um plano para promover ‘Notorious’.

No dia 18 de janeiro deste ano, Conor retornou aos octógonos após mais de um ano afastado e derrotou em apenas 40 segundos Donald ‘Cowboy’ Cerrone, na luta principal do UFC 246. A escolha do adversário do irlandês, assim como a facilidade encontrada por ele para finalizar o combate, foi alvo de críticas por parte de alguns fãs na internet, que chegaram a sugerir que toda a situação foi armada pela organização para facilitar o caminho de McGregor e aproximá-lo de uma revanche contra Khabib. Ainda que descarte a hipótese da luta ter sido ‘arrumada’, Nurmagomedov não poupou críticas a Cerrone e a entidade, por ter escalado o americano contra seu desafeto.

“Uma grande organização com muita história não vai assumir riscos assim (luta ‘arrumada’). Se alguém descobrir que a luta estava arrumada, isso seria um golpe enorme para a reputação do UFC. Eles escolheram um bom oponente (para McGregor), no entanto, um oponente que nunca ganhou nada sério. Ele poderia continuar ganhando, e ganhando, e quando chegou a hora da grande luta, ele apenas desistiu porque ele é mentalmente fraco. É um circo bem organizado”, disparou Khabib, antes de comentar sobre os motivos que o levam a crer que o UFC escolheu Cerrone a dedo para encarar McGregor e recolocar o irlandês na corrida pelo title shot.

“Eu estava baseando (meus comentários) em quão bem eles escolheram o oponente para seu retorno para empolgar as pessoas. Porque 90% das pessoas que assistem MMA não tem ideia sobre o esporte, elas apenas assistem e nem sabem os nomes. (…) Eles apenas assistem a luta, e o UFC trabalha muito bem com isso. Então, eles escolheram ele (Cerrone), e o plano deles funcionou, e as pessoas começara a falar novamente sobre a revanche e outras coisas. Cerrone perdeu sete de suas últimas dez lutas. Um homem que entra lá e perde sete vezes de dez, e ele é chamado de lenda? (…) Nós estamos falando sobre uma luta de possíveis desafiantes, sobre um possível desafiante, uma pessoa que tem que entrar lá e lutar por um título mundial. Existem outros lutadores que provaram a si próprios com seu status, com suas vitórias convincentes. Existem outros desafiantes, mas (o UFC) foi por outro caminho, um que é mais adequado para a mídia, para as pessoas, mas um que não faz sentido para os especialistas”, finalizou o campeão peso-leve (70 kg), de acordo com a tradução do site ‘RT Sport’.

Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor já se enfrentaram em outubro de 2018, com vitória por finalização para o russo, que manteve seu cinturão da divisão até 70 kg do Ultimate. Todos os sinais apontam para que uma revanche ocorra no futuro próximo, já que até mesmo Dana White – presidente da liga – já se manifestou favorável a realização do segundo duelo entre ambos. Antes disso, o campeão dos leves defenderá seu título contra Tony Ferguson no dia 18 de abril, na luta principal do UFC 249.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias