No último domingo (22), Gilbert ‘Durinho’ e Gabriel ‘Napão’ fizeram parte das duas lutas principais do ‘Submission Underground’ – evento de grappling. No entanto, os brasileiros foram surpreendidos pelos estrangeiros e acabaram sendo finalizados da mesma forma: chave de calcanhar. Enquanto o meio-médio (77 kg) do UFC foi derrotado pelo australiano Craig Jones no ‘co-main event’ da noite, o peso-pesado tupiniquim sofreu um rápido revés diante do especialista americano Gordon Ryan no confronto principal do show.
Tanto Gordon quanto Jones são verdadeiros fenômenos da luta agarrada – sobretudo na modalidade sem kimono, que é disputada no Submission Underground. Mas apesar dos triunfos diante dos brasileiros com apenas um minuto de disputa, os ‘gringos’ demonstraram respeito após a realização do show.
“Este cara está em uma sequência de quatro vitórias seguidas no UFC e ainda assim dá um jeito de competir todo final de semana em eventos de luta agarrada. Toda vez que acho que estou ocupado, lembro a mim mesmo o quão preguiçoso sou, se comparado ao Gilbert Burns”, escreveu Jones através de suas redes sociais.
“Consegui encaixar uma chave de calcanhar externa (sim, elas funcionam) em um minuto contra a lenda Gabriel ‘Napão’. Todo crédito ao Gabriel por aceitar o duelo após sua luta no ‘Bare Knuckle’ contra o ‘Pezão’ (que com certeza era seu principal foco). Esse cara é uma lenda e lembro de assisti-lo lutar contra o Cro-Cop quando tinha uns dez anos. Todo respeito do mundo”, ressaltou Gordon, em sua conta do ‘Instagram’.
Mas nem todos os brasileiros saíram derrotados da competição. Em uma disputa acirrada diante do canadense Micah Brakefield, Gabriel ‘Zangief’ Checco fez com que seu rival desse os ‘três tapinhas’ em sinal de desistência no segundo tempo da prorrogação. O confronto, terceiro em importância do card, precisou ser decidido no tempo extra pois nenhum dos atletas havia conseguido a finalização nos cinco minutos regulamentares do torneio.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Gordon King Ryan (@gordonlovesjiujitsu) em