Categorias: MMANotíciasUFC

Frankie Edgar explica decisão de se aposentar: “Não posso lutar para sempre”

No próximo dia 12 de novembro, a carreira de um dos maiores nomes do MMA nos últimos tempos chegará ao final. Escalado para entrar em ação pelo card do UFC 281, em Nova York (EUA), onde enfrentará Chris Gutierrez, Frankie Edgar se prepara para dar adeus ao esporte ao qual dedicou boa parte de sua vida. E a razão por trás da decisão tomada pelo veterano foi explicada pelo próprio, em entrevista ao site ‘MMA Fighting’.

De acordo com o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, a idade avançada para a prática de esportes de combate teve um peso significativo em sua decisão. Apesar de ainda se considerar apto para treinar e competir com os melhores, Edgar entende que o desgaste físico, fruto de anos de dedicação às artes marciais, já está atrapalhando nos seus resultados mais recentes e pode, inclusive, trazer problemas de saúde no futuro, algo que o lutador pretende evitar.

O receio de ter que conviver com sequelas oriundas do MMA tem ligação direta com outro ponto fundamental na aposentadoria do veterano. Aos 41 anos, Frankie visa aproveitar o tempo livre que terá após pendurar as luvas para curtir e priorizar sua família, além de dar início a projetos profissionais diferentes nesta nova etapa de sua vida.

“São muitas coisas. Meio que a forma como minhas lutas têm corrido ultimamente levou a isso também. Meu corpo, eu estou ficando mais velho. Me sinto ótimo. No camp, eu sou uma pessoa com a mentalidade tão forte que sempre tenho ótimos camps. Eu sempre me sinto bem, mas o corpo paga um pedágio por todos esses anos e eu só quero seguir em frente e ver o que vem depois”, explicou Frankie, antes de completar.

“Eu sei que não posso lutar para sempre. Eu poderia esticar por mais um par de anos provavelmente, mas eu sei que eu nunca vou avançar para o próximo capítulo da minha vida. Eu acho que estou sendo egoísta quando ainda tento perseguir isso e eu tenho uma família e filhos que querem ter seus próprios objetivos. Eles me querem por perto e provavelmente querem que eu seja capaz de falar bem e ter minhas ideias em ordem. Agora provavelmente é o melhor momento (para se aposentar)”, concluiu.

No MMA profissional desde 2005, Frankie Edgar soma 24 vitórias, dez derrotas e um empate no seu cartel. Pelo UFC, onde construiu a maior parte de sua carreira, além do título peso-leve, o americano conseguiu se manter competitivo em outras duas divisões: peso-pena (66 kg), na disputou – e perdeu – o cinturão da categoria em três oportunidades, e peso-galo (61 kg).

Matérias Recentes

UFC 325: Maurício Ruffy aparece como zebra nas apostas contra Rafael Fiziev

Depois de um começo avassalador no maior evento de MMA do mundo, com direito a…

10/01/2026

Duelo brasileiro! Virna Jandiroba e Tabatha Ricci se enfrentam no UFC Vegas 115

Um duelo 100% verde-amarelo promete estremecer o octógono do UFC Vegas 115, no próximo dia…

10/01/2026

Sem luta marcada, Alex Poatan mostra rotina intensa de treinos; veja

Alex Pereira voltou a movimentar as redes sociais nesta sexta-feira (9). Por meio da ferramenta…

10/01/2026

Sem trégua? Jon Jones critica postura de Daniel Cormier em reality show

Jon Jones voltou a comentar sobre sua histórica rivalidade com Daniel Cormier em entrevista ao…

10/01/2026

Charles Do Bronx surge como azarão para luta pelo cinturão BMF contra Max Holloway

Programado para o dia 7 de março, o confronto entre Charles Oliveira e Max Holloway,…

10/01/2026

Perderam a linha! Paddy Pimblett e Dan Hooker baixam o nível em discussão

Uma nova rivalidade no peso-leve (70 kg) do UFC surgiu nesta sexta-feira (9). Números 5…

09/01/2026