Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

MMA

Frankie Edgar explica decisão de se aposentar: “Não posso lutar para sempre”

No próximo dia 12 de novembro, a carreira de um dos maiores nomes do MMA nos últimos tempos chegará ao final. Escalado para entrar em ação pelo card do UFC 281, em Nova York (EUA), onde enfrentará Chris Gutierrez, Frankie Edgar se prepara para dar adeus ao esporte ao qual dedicou boa parte de sua vida. E a razão por trás da decisão tomada pelo veterano foi explicada pelo próprio, em entrevista ao site ‘MMA Fighting’.

De acordo com o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, a idade avançada para a prática de esportes de combate teve um peso significativo em sua decisão. Apesar de ainda se considerar apto para treinar e competir com os melhores, Edgar entende que o desgaste físico, fruto de anos de dedicação às artes marciais, já está atrapalhando nos seus resultados mais recentes e pode, inclusive, trazer problemas de saúde no futuro, algo que o lutador pretende evitar.

O receio de ter que conviver com sequelas oriundas do MMA tem ligação direta com outro ponto fundamental na aposentadoria do veterano. Aos 41 anos, Frankie visa aproveitar o tempo livre que terá após pendurar as luvas para curtir e priorizar sua família, além de dar início a projetos profissionais diferentes nesta nova etapa de sua vida.

“São muitas coisas. Meio que a forma como minhas lutas têm corrido ultimamente levou a isso também. Meu corpo, eu estou ficando mais velho. Me sinto ótimo. No camp, eu sou uma pessoa com a mentalidade tão forte que sempre tenho ótimos camps. Eu sempre me sinto bem, mas o corpo paga um pedágio por todos esses anos e eu só quero seguir em frente e ver o que vem depois”, explicou Frankie, antes de completar.

“Eu sei que não posso lutar para sempre. Eu poderia esticar por mais um par de anos provavelmente, mas eu sei que eu nunca vou avançar para o próximo capítulo da minha vida. Eu acho que estou sendo egoísta quando ainda tento perseguir isso e eu tenho uma família e filhos que querem ter seus próprios objetivos. Eles me querem por perto e provavelmente querem que eu seja capaz de falar bem e ter minhas ideias em ordem. Agora provavelmente é o melhor momento (para se aposentar)”, concluiu.

No MMA profissional desde 2005, Frankie Edgar soma 24 vitórias, dez derrotas e um empate no seu cartel. Pelo UFC, onde construiu a maior parte de sua carreira, além do título peso-leve, o americano conseguiu se manter competitivo em outras duas divisões: peso-pena (66 kg), na disputou – e perdeu – o cinturão da categoria em três oportunidades, e peso-galo (61 kg).

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em MMA