Categorias: Notícias

Executivo do UFC revela que Jon Jones passou por 42 exames antidoping em 2019

Jon Jones é o atual campeão dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate – Diego Ribas

Nos últimos anos, Jon Jones acabou flagrado em alguns testes antidoping. O último deles foi em 2017, após vitória sobre Daniel Cormier – que mais tarde se tornou ‘No Contest’ (luta sem resultado) -, quando o atleta testou positivo para traços de esteroides em seu sangue e, por isso, foi suspenso por mais de um ano. Com sua reputação em xeque, o americano adotou uma nova postura para apagar essa imagem deixada no passado. Somente em 2019, o campeão dos meio-pesados (93 kg) foi o atleta mais testado da USADA (agência antidoping americana), passando ‘limpo’ por todos.

Quem revelou este fato sobre o americano foi Jeff Novitsky, vice-presidente sênior de saúde e desempenho de atletas do UFC. Através das redes sociais (clique aqui ou veja abaixo), o executivo destacou a quantidade de vezes que o campeão dos meio-pesados do Ultimate se submeteu a algum teste e se impressionou com os números.

“Em 2019, Jon Jones foi submetido a 42 testes de drogas sem aviso prévio por três entidades (USADA, CSAC e NSAC). Nos meus 20 anos de experiência no mundo antidoping, este é o maior volume de testes anuais que eu já vi em um atleta, em qualquer esporte”, escreveu.

O detentor do título, que neste sábado encara Dominick Reyes, na luta principal do UFC 247, ressaltou a importância de ter superado sem problemas por esses exames. Segundo ele, em teleconferência telefônica, em trecho transcrito pelo site ‘MMA Junkie’, é fundamental provar sua inocência e deixar os desafetos sem argumentos para querer atacá-lo.

“Em um ponto em 2019, fiz quase 30 testes de drogas apenas com a USADA. Também tinha duas outras agências de testes de drogas que estavam me testando. Só na USADA, fui um dos atletas mais testados em todos os esportes. Incluindo nas outras agências, a Comissão Atlética de Nevada e a Comissão Atlética do Estado da Califórnia, sei que ninguém foi submetido a mais exames de drogas do que eu. O que isso mostra é que estou disposto a provar que toda essa situação em que passei nunca foi intencional. Acho que é prova de que não tinha nada a esconder e também a minha disposição de tentar facilitar as coisas para os lutadores no futuro”, disse o lutador, completando que pretende ‘limpar’ sua imagem.

“Por minha causa, a USADA não divulga o teste das pessoas, a menos que saibam o que está acontecendo, o que pode prejudicar a sua reputação. Toda essa situação danificou minha imagem. Sinto que a única maneira de fazer isso é ser totalmente transparente com os fãs (e) com esses exames. Pessoas com algo a esconder, não se submetem a esse nível de teste de drogas. Acho que isso vai ajudar com minha reputação”, completou.

Neste sábado (8), Jon Jones defende o cinturão dos meio-pesados contra Dominick Reyes, na luta principal do UFC 247. Na organização desde 2008, o americano tem 19 vitórias, uma derrota (por desclassificação, após golpe ilegal) e um ‘No Contest’ (luta sem resultado).

Matérias Recentes

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024

Nikolas Motta cita Diego Lopes como inspiração e cogita convidá-lo para seu corner no UFC China

Alternando resultados positivos e negativos desde que ingressou no Ultimate, em fevereiro de 2022, Nikolas…

22/11/2024

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024