Siga-nos

Notícias

Executivo do UFC revela que Jon Jones passou por 42 exames antidoping em 2019

Jon Jones é o atual campeão dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate – Diego Ribas

Nos últimos anos, Jon Jones acabou flagrado em alguns testes antidoping. O último deles foi em 2017, após vitória sobre Daniel Cormier – que mais tarde se tornou ‘No Contest’ (luta sem resultado) -, quando o atleta testou positivo para traços de esteroides em seu sangue e, por isso, foi suspenso por mais de um ano. Com sua reputação em xeque, o americano adotou uma nova postura para apagar essa imagem deixada no passado. Somente em 2019, o campeão dos meio-pesados (93 kg) foi o atleta mais testado da USADA (agência antidoping americana), passando ‘limpo’ por todos.

Quem revelou este fato sobre o americano foi Jeff Novitsky, vice-presidente sênior de saúde e desempenho de atletas do UFC. Através das redes sociais (clique aqui ou veja abaixo), o executivo destacou a quantidade de vezes que o campeão dos meio-pesados do Ultimate se submeteu a algum teste e se impressionou com os números.

“Em 2019, Jon Jones foi submetido a 42 testes de drogas sem aviso prévio por três entidades (USADA, CSAC e NSAC). Nos meus 20 anos de experiência no mundo antidoping, este é o maior volume de testes anuais que eu já vi em um atleta, em qualquer esporte”, escreveu.


O detentor do título, que neste sábado encara Dominick Reyes, na luta principal do UFC 247, ressaltou a importância de ter superado sem problemas por esses exames. Segundo ele, em teleconferência telefônica, em trecho transcrito pelo site ‘MMA Junkie’, é fundamental provar sua inocência e deixar os desafetos sem argumentos para querer atacá-lo.

“Em um ponto em 2019, fiz quase 30 testes de drogas apenas com a USADA. Também tinha duas outras agências de testes de drogas que estavam me testando. Só na USADA, fui um dos atletas mais testados em todos os esportes. Incluindo nas outras agências, a Comissão Atlética de Nevada e a Comissão Atlética do Estado da Califórnia, sei que ninguém foi submetido a mais exames de drogas do que eu. O que isso mostra é que estou disposto a provar que toda essa situação em que passei nunca foi intencional. Acho que é prova de que não tinha nada a esconder e também a minha disposição de tentar facilitar as coisas para os lutadores no futuro”, disse o lutador, completando que pretende ‘limpar’ sua imagem.

“Por minha causa, a USADA não divulga o teste das pessoas, a menos que saibam o que está acontecendo, o que pode prejudicar a sua reputação. Toda essa situação danificou minha imagem. Sinto que a única maneira de fazer isso é ser totalmente transparente com os fãs (e) com esses exames. Pessoas com algo a esconder, não se submetem a esse nível de teste de drogas. Acho que isso vai ajudar com minha reputação”, completou.

Neste sábado (8), Jon Jones defende o cinturão dos meio-pesados contra Dominick Reyes, na luta principal do UFC 247. Na organização desde 2008, o americano tem 19 vitórias, uma derrota (por desclassificação, após golpe ilegal) e um ‘No Contest’ (luta sem resultado).

Mais em Notícias