Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Ex-UFC questiona interesse de Usman em subir para os meio-pesados: “Ele é tão pequeno”

A repentina demonstração de interesse do campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC, Kamaru Usman, em subir duas categorias de peso e se testar contra os meio-pesados (93 kg) no futuro próximo pegou parte da comunidade das lutas de surpresa. Enquanto alguns acreditam que o nigeriano possui os atributos físicos e técnicos para se destacar na nova empreitada, outros questionam se a diferença de tamanho e força para os rivais da divisão até 93 kg do Ultimate não seria um empecilho muito grande para o africano superar.

Entre os que não parecem muito confiantes no sucesso de Usman entre os meio-pesados está o ex-lutador Brendan Schaub. Em recente episódio do podcast ‘The Schaub Show’, o veterano questionou a lógica por trás do interesse do campeão em subir não apenas uma, mas duas categorias em relação à sua divisão de origem. O americano citou, inclusive, a desvantagem física que o lutador africano teria caso enfrentasse os atletas do meio-pesado, especialmente levando em conta os membros inferiores.

“Eu não entendo. Ele é tão pequeno. Ele vs Jiri (Prochazka)? O que? Os membros inferiores dele não são de meio-pesados. A parte inferior do corpo dele é de peso-leve. Esse confronto não é tipo maluco. Jan (Blachowicz) é um 93 (kg) grande. Realmente grande. Eu me pergunto se a (diferença de) força seria um problema. A força do Jan. Mas a velocidade, o cardio, a movimentação de Kamaru, eu não entendo isso. Subir duas categorias de peso? Será que o UFC aceitaria isso?”, questionou Schaub.

Recentemente, Kamaru Usman revelou que tem o interesse de subir para os meio-pesados para tentar conquistar seu segundo título pelo UFC em duas categorias diferentes. Como seu amigo pessoal Israel Adesanya é o atual rei do peso-médio (84 kg), o nigeriano teria que pular dois degraus ao invés de apenas um nesta empreitada. Mas, antes disso, tem compromisso importante pela frente em sua divisão de origem.

No próximo dia 20 de agosto, Usman colocará novamente seu cinturão dos meio-médios em jogo, desta vez contra o inglês Leon Edwards, no UFC 278, que acontecerá em Utah (EUA). Esta será a sexta defesa de título do nigeriano desde que se sagrou campeão da categoria em março de 2019, ao derrotar o americano Tyron Woodley.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC