No último domingo (19), Anderson Silva anunciou sua luta de despedida dos esportes de combate em solo brasileiro. No dia 15 de junho, em São Paulo, o ex-campeão do UFC vai enfrentar Chael Sonnen pela terceira vez na carreira, mas não no MMA e sim no boxe. Atento ao que acontece no cenário das lutas, Ben Askren, ex-atleta do Ultimate e atual comentarista, admitiu que ficou surpreso com a realização do duelo, principalmente com a decisão do compatriota.
Ao canal de Daniel Cormier no ‘YouTube’, ‘Funky’ expressou toda sua preocupação em ver Sonnen voltando a competir nos esportes de combate, ainda mais em uma luta de boxe contra Anderson. Tanto que Askren questiona o que seu amigo pode apresentar no ringue contra o ex-campeão do UFC, em pleno Brasil. E a postura do veterano faz sentido. Em seu auge, Chael ficou conhecido por seu ‘trash talk’ e wrestling de alto nível e não por sua qualidade na trocação. Após ser nocauteado por ‘The Spider’ no MMA, o ‘bad guy’, agora, volta a enfrentá-lo em uma modalidade que não domina.
“Chael, eu te amo, mas não sei o motivo de você estar lutando boxe. Pelo menos, quando fiz minha luta de boxe, pensei que Jake Paul era uma droga. Infelizmente, para mim, ele não é tão ruim assim, continuou como lutador e a vencer lutas de boxe. Não sei a razão para Chael estar fazendo isso. Anderson é um striker muito bom, já fez várias lutas de boxe. Ele perdeu para Jake Paul, mas venceu Julio Cesar Chavez Jr.. Simplesmente não sei. Acho que todos temos esse instinto competitivo e sempre queremos vivê-lo, mas não sei se o boxe é a melhor maneira de fazer isso. Espero que ele se saia bem”, declarou Askren.
Histórico das lutas
No MMA, Anderson e Sonnen se enfrentaram duas vezes, em 2010 e 2012. Na primeira luta, ‘The Spider’ colocou o cinturão do peso-médio (84 kg) do UFC em jogo e, depois de ser provocado pelo ‘bad boy’, sofreu no octógono. Chael prometeu castigar o rival e o puniu com seu wrestling e ground and pound. Quando tudo parecia perdido, já que estava em clara desvantagem na pontuação dos juízes laterais, o brasileiro aproveitou um descuido do desafeto no solo e o finalizou com um triângulo, no quinto e último round. Em abril, o encontro passou a integrar o Hall da Fama da organização, na ala voltada para os combates mais emblemáticos.
No segundo confronto, Anderson, ainda como campeão do peso-médio do UFC, voltou a vencer Sonnen e sem tanto drama. O brasileiro nocauteou o rival no segundo round. Agora, o terceiro capítulo da rivalidade entre ‘The Spider’ e o americano vai acontecer no boxe, no Brasil e com transmissão da ‘TV Globo’.