Siga-nos
Erik Engelhart

Notícias

Ex-lutador do UFC, Antônio Pezão anuncia aposentadoria do MMA

A carreira de Antônio ‘Pezão’ Silva no MMA profissional chegou ao final. Pelo menos é o que anunciou o próprio lutador, em entrevista ao ‘Canal Encarada’, do ‘Youtube’. Já com a idade avançada e sem conseguir repetir os bons resultados do seu auge nas últimas lutas, o ex-desafiante ao cinturão peso-pesado do UFC resolveu pendurar as luvas, mas não pretende se afastar completamente dos esportes de combate.

O veterano, inclusive, possui um novo compromisso marcado para o dia 9 de março, só que desta vez no grappling, uma modalidade na qual o lutador se vê dando sequência na carreira para alimentar seu espírito competitivo. O ‘vício’ pela adrenalina de competição, por sinal, é um dos grandes obstáculos que atletas de todos os esportes enfrentam na hora de encerrarem a carreira. Mas, ao que parece, Pezão tentará suprir essa necessidade com experiências em novas modalidades e, provavelmente, na atividade de professor de artes marciais, projeto que faz parte de seus planos.

“Eu enfrentei os melhores, venci os melhores e também perdi para os melhores. Chega uma hora na vida quando você não consegue… Eu lutei na Rússia, basicamente uma depois da outra, e eu não estou tirando o crédito do meu oponente no MMA (Oleg Popov), mas eu nunca me via há três ou quatro anos perdendo para esse cara. Esse cara não tinha nada para mim, mas eu tenho 43 (anos) agora. Eu ainda tenho a mesma cabeça de quando eu tinha 35, mas o corpo não é de 35 mais. É diferente. Nós temos que respeitar isso. Todo mundo tem um limite. É difícil dizer ‘eu vou parar, não consigo mais’. É difícil para qualquer profissional em qualquer esporte”, explicou Pezão.

Aos 43 anos, Pezão sente que seu corpo já não responde mais como antigamente e, sem conseguir atuar no alto nível que sempre competiu, entende que é a hora de parar, até mesmo para preservar sua saúde. Esse tópico, inclusive, tem sido objeto de discussão dentro da comunidade das lutas nos últimos tempos.

Com diversos nocautes sofridos nos seus compromissos mais recentes, seja no MMA, boxe ou kickboxing, muitos fãs e especialistas temem pela saúde do veterano. E de acordo com Pezão, essa é uma preocupação compartilhada por ele e que teve, sim, peso na hora de definir seu futuro, principalmente ao considerar seu papel de patriarca da família.

“Eu tive um tumor benigno anos atrás, fiz duas cirurgias, e toda vez que eu tinha um nocaute ou knockdown, eu fazia exames para ver se estava tudo bem, porque eu sou um ser humano, um pai. Eu vou deixar o esporte profissionalmente, eu tenho uma esposa e filhos, pessoas para tomar conta, pessoas que eu amo e que me amam”, afirmou o brasileiro.

Antônio ‘Pezão’ Silva competiu profissionalmente no MMA entre 2005 e 2022. Durante sua carreira, o peso-pesado colecionou um cartel de 19 vitórias, 14 derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado). Seu auge veio durante a passagem pelo EliteXC, do qual foi campeão, pelo Strikeforce, onde conquistou sua vitória mais importante da carreira, ao superar o russo Fedor Emelianenko, e pelo UFC, entidade na qual chegou à disputa de título dos pesados, mas foi derrotado por Cain Velasquez.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias