Siga-nos

Notícias

Ex-desafiante acusa Bader de ‘jogo sujo’ e o chama de “covarde” por evitar revanche imediata

Ryan Bader é o atual campeão dos meio-pesados e dos pesos-pesados do Bellator – Maria Suarez

Quase oito meses depois da polêmica disputa contra Ryan Bader pelo cinturão peso-pesado do Bellator, que terminou em ‘no contest’ (luta sem resultado), por conta de uma dedada no olho involuntária do campeão, Cheick Kongo finalmente se pronunciou sobre o caso. Acusado pelo adversário de ter fingido a lesão, o francês fez duras críticas ao americano, a quem chamou de covarde por não aceitar a revanche imediata, e afirmou que o golpe ilegal foi aplicado propositalmente pelo rival, que, segundo ele, estava exausto e frustrado na luta.

Após engatar uma sequência de oito triunfos, Kongo foi escalado como o primeiro desafiante ao reinado de Ryan Bader na categoria dos pesados, no Bellator 226, realizado em setembro do ano passado. No entanto, a disputa acabou finalizada ainda no primeiro assalto após o campeão supostamente ter atingido o olho do francês com uma dedada involuntária enquanto dominava a posição no solo com seu ground and pound, deixando o lutador europeu aparentemente sem condições de continuar no combate.

As imagens se mostraram inconclusivas quanto ao dedo de Bader ter acertado ou não o olho do desafiante, o que provocou diversas críticas ao francês, que mantém a versão de que foi atingido ilegalmente pelo campeão. Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, Kongo questionou o motivo de não ter recebido a revanche imediata, como em um caso semelhante ocorrido no UFC na mesma época, e insinuou que o americano não teria interesse em enfrentá-lo novamente.

“Eu não tive a oportunidade de falar sobre isso, para me explicar, e fui desacreditado por isso. Duas semanas antes disso, no UFC, uma luta (Yair Rodriguez vs Jeremy Stephens) terminou com uma dedada nos olhos, e esses caras fizeram a revanche. Mas no meu caso, foi apenas: ‘Não, nós não queremos fazer isso’. Mas isso é só política. Eu lutei como um homem. Eu não luto e dou desculpas ou algo do tipo. Ele estava exausto, exausto porque ele não conseguia acertar o golpe certo e me atingir corretamente. Foi por isso que ele me deu uma dedada (no olho). Não importa o que, ele quer outra pessoa, tanto faz. Mas isso é muito triste porque ele é alguém que alega: ‘Eu sou o melhor na categoria’. E para o esporte, nós precisamos de alguém que possa segurar esses títulos, mas ele é uma farsa”, criticou Cheick Kongo, antes de continuar seu desabafo.

“Eu poderia dizer algo ruim, e falar m*** como todo mundo, mas isso não é a minha parada. Isso é um negócio. Não é pessoal, porque se for pessoal, eu posso me tornar muito mau. Como o jeito que eu o empurrei na pesagem porque ele tocou em mim com seu chapéu, tipo: ‘O que você está tentando fazer?’. E, claro, as pessoas não viram isso na câmera porque foi rápido, mas é isso que ele fez. No final do dia, eu não estou aqui para ser intimidado por ninguém. Estamos aqui para lutar, então nós vamos lutar. Se você quiser usar essas m*** comigo, ok, mas tenha certeza que você será capaz de responder minhas ações, porque eu não sou uma farsa. Se você quiser lutar, eu estou aqui, mas ele é um grande covarde”, concluiu o veterano.

Campeão peso-meio-pesado (93 kg) e peso-pesado do Bellator, Ryan Bader estava escalado para defender o cinturão até 93 kg contra Vadim Nemkov no dia 9 de maio, mas a edição 242 do evento foi adiada devido a pandemia do novo coronavírus. Por sua vez, Cheick Kongo, que renovou seu contrato com a entidade recentemente, segue sem próximo compromisso agendado pela organização.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias