Siga-nos

Notícias

Empresário lamenta não poder apelar contra derrota de Edson Barboza; entenda

Edson Barboza vem de duas derrotas polêmicas na decisão dos juízes – Jéssica Portasio

A polêmica derrotada por decisão dividida para Dan Ige no último sábado (16), no UFC Jacksonville, trouxe péssimas recordações para Edson Barboza. Vindo justamente de um revés em situação semelhante – com a pontuação final dos juízes bastante controversa – para Paul Felder em setembro do ano passado, o brasileiro e sua equipe voltaram a ficar inconformados com a pontuação final apontada nas papeletas dos jurados, e ameaçaram apelarjudicialmente contra o resultado.

Entretanto, apelar junto à Comissão de Boxe da Flórida, responsável por regular o evento do último sábado, não será possível. Ao site ‘MMA Junkie’, Alex Davis – empresário do brasileiro – revelou que só poderia tentar modificar o resultado final do combate caso acusasse os juízes de fraude ou o adversário de Barboza de utilizar substâncias proibidas para o aumento de performance. Como a crítica do lutador e de sua equipe se baseia no suposto erro de julgamento dos jurados, sem presumir má fé, o agente lamentou o fato de não poder apresentar uma contestação oficial.

“Nós queríamos chegar na frente deles, analisar a luta e mostrar a eles que a decisão foi errada. Eles não permitem que isso aconteça, eu teria que acusar os juízes de fraude, ou Ige de ter tomado drogas de aumento de performance. Eu não tenho nenhuma suspeita de fraude, e eu não acho que ele toma PED’s. Eu acho que ele é um grande lutador, e ele lutou muito bem. Não posso apelar por causa disso”, explicou Alex Davis, antes de continuar.

“O mundo todo viu Edson vencer aquela luta. Nada contra Ige, ele fez uma grande luta, e ele é um cara durão, parabéns para ele. Mas o problema é, na nossa visão, a pontuação foi errada. Nós deveríamos ser capazes de levar a luta para a comissão e apelar, e se eles acharem que a pontuação foi errada, eles deveriam poder reverter (o resultado). Isso não acontece aqui. A lei não permite”, lamentou o empresário.

Com o resultado confirmado, Edson soma quatro derrotas e apenas uma vitória em suas últimas cinco lutas. Esse, segundo seu empresário, é o principal dano causado ao lutador, já que dois desses reveses vieram de decisões contestáveis dos juízes e, em razão delas, sua carreira é atrapalhada. Davis relembrou ainda de outros duelos realizados no UFC Jacksonville que tiveram polêmicas pontuações para corroborar sua crítica aos jurados.

“Essas decisões têm atormentado ele. Nós tivemos três óbvias decisões ruins ontem (sábado), e nós as recebemos de todos os lados. O efeito em sua carreira é devastador porque agora ele está 1-4 em suas últimas cinco lutas, com duas lutas que tiveram decisões controversas. Quando as pessoas olham para seu cartel, tudo que elas veem é a derrota e nada explicando como aconteceu ou quão boa a luta foi”, criticou Alex Davis.

Um dos mais ferrenhos críticos do atual sistema de pontuação do MMA, Alex Davis propõe mudanças substanciais para que as decisões controversas dos juízes sejam, ao menos, minimizadas. Para que essas modificações aconteçam, no entanto, o empresário prega pela união de todos os envolvidos no esporte para que se chegue a um consenso sobre como melhorar o sistema.

“Não existe conexão entre os juízes e os lutadores ou treinadores. Nós não sabemos o que eles estão procurando (quando julgam), ou nós poderíamos ajustar sua visão para o que fazemos ou nós ajustamos o que fazemos para o que eles estão procurando. Existe uma desconexão, e isso está fazendo mal ao esporte”, concluiu o empresário de Edson Barboza.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias