Siga-nos

Notícias

Em resultado polêmico, Maurício ‘Shogun’ empata com Paul Craig no UFC São Paulo

Maurício ‘Shogun’ empatou com Paul Craig no UFC São Paulo – Leandro Bernardes/PxImages

Embalado por quatro vitórias em suas últimas cinco lutas, Maurício ‘Shogun’ se apresentou no co-main event do UFC São Paulo, realizado neste sábado (16), no Ginásio do Ibirapuera. O ex-campeão meio-pesado (93 kg) do Ultimate encarou o escocês Paul Craig e, em uma decisão polêmica dos juízes, saiu do octógono com um empate, o primeiro da carreira de ambos.

Um dos principais azarões do card, Paul Craig aceitou o combate contra Maurício ‘Shogun’ com pouco tempo de antecedência, substituindo Sam Alvey, adversário original do brasileiro. E o escocês não se deixou intimidar nem pelo currículo do ex-campeão meio-pesado (93 kg) do Ultimate, nem pela torcida local que apoiava o lutador da casa. Com boa atuação, conseguiu arrancar um empate, ainda que polêmico, de uma das lendas do MMA mundial.

Com o resultado, ‘Shogun’ – que atualmente ocupa a décima quarta colocação no ranking dos meio-pesados – não deve subir posições na lista. Prestes a completar 38 anos, o curitbano já deu indícios de que a aposentadoria do MMA está próxima. Já Paul Craig, segue com a sina de não conseguir uma sequência de vitórias dentro do Ultimate. Desde sua estreia na organização, em dezembro de 2016, o escocês acumula um histórico com alternância de resultados.

A luta

Agressivo desde o início, Craig não se importou com o nome do adversário e partiu para cima de ‘Shogun’ no primeiro round. Utilizando bem sua vantagem de envergadura, o escocês atrapalhava a aproximação do rival. Em um momento em que encurralou o ex-campeão meio-pesado do UFC nas grades, o azarão acertou inúmeros socos no curitibano, que demonstrou bom queixo para sobreviver aos ataques.

Sentindo a dificuldade do atleta da casa, a torcida passou a cantar o nome de ‘Shogun’ em uma tentativa de energizar o brasileiro. E, aparentemente, o apoio do público deu certo, já que o veterano conseguiu ficar em vantagem no confronto pela primeira vez após o ocorrido. No chão, o ex-campeão aplicou bons golpes no ground and pound para garantir a vitória no assalto.

No round derradeiro, ‘Shogun’ conseguiu defender uma tentativa de queda do rival e, ao mesmo tempo, levá-lo para baixo. Ciente de que a posição de superioridade poderia lhe render uma vitória tanto no assalto quanto na luta, o brasileiro fez questão de não desperdiçá-la. Faltando poucos segundos para o fim, Craig se levantou e ambos engajaram em uma trocação franca, na qual o curitibano levou a melhor. Ao final, o escocês conseguiu uma queda, mas já era tarde. Ao final, uma decisão polêmica dos juízes, ao decretarem o empate.

‘Do Bronx’ nocauteia americano no primeiro assalto

Maior finalizador da história do UFC – com 13 no total -, Charles ‘Do Bronx’ entrou no octógono carregando a esperança dos torcedores presentes de conquistar mais um triunfo desta maneira. E, ao contrário do que seu histórico de vitórias no chão apontava, o peso-leve (70 kg) venceu Jared Gordon com um enfático nocaute ainda no primeiro round.

Após levantar a torcida com sua vitória, Charles – o lutador mais festejado pelo público – pulou o octógono para comemorar. O resultado positivo sobre Gordon marca o sexto triunfo consecutivo do brasileiro no UFC. Atual décimo terceiro colocado no ranking da divisão, ‘Do Bronx’ deve subir algumas posições na próxima atualização da lista.

‘Sergipano’ vence duelo de estreantes no UFC

Em confronto de estreantes provenientes do programa ‘Contender Series’, André ‘Sergipano’ Muniz derrotou Antônio Arroyo por decisão unânime dos juízes. O revés interrompe uma sequência de cinco triunfos de Arroyo na carreira. Já ‘Sergipano’ chegou ao quinto resultado positivo seguido.

Em um clássico duelo de estilos, Arroyo levou a melhor na parte em pé do combate, enquanto ‘Sergipano’ foi melhor nos momentos em que a luta se desenrolava no solo. Após um início empolgante, com ambos querendo mostrar serviço em sua estreia, os lutadores cansaram do meio para o final da peleja.

Com o ritmo menos intenso, o público passou a vaiar os lutadores, que já não conseguiam entregar o espetáculo esperado pela torcida. Ao final, vitória por decisão unânime dos juízes para André ‘Sergipano’, que estreia com o pé direito no UFC.

Jovem promessa derrota ‘Maluko’ e conquista primeira vitória no UFC

Como sempre disposto a entregar um grande espetáculo para o público, Markus ‘Maluko’ não fugiu às suas características neste sábado. Na primeira luta do card principal do UFC São Paulo, o carismático peso-médio (84 kg) empolgou a torcida com seus golpes plásticos e disposição para aceitar a trocação franca sempre que possível. No entanto, com uma atuação mais sóbria e eficaz, Welligton Turman levou a melhor na decisão unânime dos juízes após os três rounds regulamentares.

Esta foi a primeira vitória do jovem curitibano, de 23 anos, no UFC. Em sua estreia, o peso-médio havia sido derrotado por Karl Roberson em julho deste ano. Já ‘Maluko’ acumula agora três reveses e dois triunfos no octógono mais famoso do mundo.

Confira os resultados do UFC São Paulo:

Peso-meio-pesado | Maurício ‘Shogun’ empatou com Paul Craig;
Peso-leve | Charles ‘Do Bronx’ venceu Jared Gordon por nocaute;
Peso-médio | André ‘Sergipano’ Muniz venceu Antônio Arroyo por decisão unânime;
Peso-médio | Wellington Turman venceu Markus ‘Maluko’ por decisão unânime;
Peso-meio-médio | James Krause venceu Sérgio Moraes por nocaute;
Peso-pena | Ricardo ‘Carcacinha’ Ramos venceu Luiz Eduardo Garagorri por finalização;
Peso-leve | Francisco ‘Massaranduba’ venceu Bobby Green por decisão unânime;
Peso-meio-médio | Randy Brown venceu Warlley Alves por finalização;
Peso-pena | Douglas D’Silva venceu Renan ‘Barão’ por decisão unânime;
Peso-casado feminino | Ariane Lipski venceu Isabela de Padua por decisão unânime;
Peso-galo feminino | Tracy Cortez venceu Vanessa ‘Miss Simpatia’ Melo por decisão unânime.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias