Siga-nos

Notícias

Em combate morno e sob vaias da torcida, Blachowicz derrota ‘Jacaré’ no UFC São Paulo

Blachowicz e ‘Jacaré’ fizeram um combate morno neste sábado – Leandro Bernardes/PxImages

No main event do UFC São Paulo, realizado neste sábado (16), Ronaldo ‘Jacaré’ estreou com derrota na divisão dos meio-pesados (93 kg). O brasileiro não foi páreo para a superioridade física de Jan Blachowicz, atual sexto colocado no ranking da categoria, e sucumbiu na decisão dividida dos juízes.

Em um combate morno, que irritou a torcida presente no Ginásio do Ibirapuera, ‘Jacaré’ não conseguiu impôr seu jogo e saiu derrotado. Após anos entre os principais lutadores do peso-médio (84 kg), ainda que nunca tenha conseguido uma chance de disputar o título da categoria, ‘Jacaré’ decidiu subir de categoria e respirar novos ares.

Porém, assim como Luke Rockhold – ex-campeão dos médios e que também migrou para os meio-pesados recentemente -, o faixa-preta de jiu-jitsu acabou derrotado por Jan Blachowicz, que já está se especializando em dar ‘as boas vindas’ aos colegas em sua divisão.

Com o resultado positivo sobre ‘Jacaré’ na casa do rival, Blachowicz se posiciona bem próximo de uma futura disputa pelo cinturão da categoria, atualmente em poder de Jon Jones. O polonês, atual sexto colocado no ranking da divisão, deve subir algumas posições na próxima atualização da lista. Já o brasileiro acumulou seu segundo revés consecutivo na organização.

“Venci! Demorei um pouco para me achar. Jacaré é um cara muito duro, mas o que importa é que eu venci a luta. Talvez um title shot (na próxima luta), talvez não. Jon Jones estou pronto. Se quiserem”, declarou Blachowicz ainda no octógono.

“Todas as vezes que a luta é muito apertada, eu nunca venço. É sempre assim. Dez dias atrás, eu estava com uma tosse muito forte, fui diagnosticado com coqueluche, mas é na minha terra, é no Brasil. Eu tinha que lutar. Peço desculpas. Queria vencer”, lamentou ‘Jacaré’ na entrevista pós-luta.

A luta

Aparentemente com a intenção de encurtar a distância e trabalhar na luta agarrada, ‘Jacaré’ iniciou o confronto seguindo essa estratégia, encurralando Blachowicz na grade. Do meio para o final do primeiro assalto, os lutadores voltaram ao centro do octógono, mas sem muita ação. No minuto final do período, o brasileiro voltou à tática de empurrar o oponente contra a grade, talvez pensando em minar seu gás.

No início da segunda etapa, ambos os lutadores pareciam mais dispostos a partir para a trocação. Blachowicz passou a utilizar mais os jabs para manter a distância e evitar a aproximação do brasileiro, que por sua vez, buscava alguns chutes e cruzados.

O terceiro período seguiu roteiro similar aos dois primeiros, com Blachowicz cada vez mais à vontade na luta em pé e ‘Jacaré’ buscando a luta agarrada na grade, visando as tentativas de queda, sempre que possível. No round seguinte, os golpes do polonês passaram a entrar de forma mais clara, obrigando o brasileiro a encurtar e partir para a luta agarrada novamente, fato que desagradou o público que passou a reclamar.

Apesar da impaciência da torcida com a falta de ações contundentes por parte dos lutadores, o cenário do último round continuou o mesmo, com ‘Jacaré’ buscando o jogo agarrado e tendo suas quedas frustradas pelo rival. Em uma tentativa desesperada de levar o jogo para o solo, o brasileiro se desequilibrou e quase se colocou em uma posição desfavorável, mas Blachowicz, cauteloso ao extremo, não aproveitou a oportunidade. Ao final do morno combate, a torcida não perdoou e vaiou bastante.

Confira os resultados do UFC São Paulo:

Peso-meio-pesado | Jan Blachowicz venceu Ronaldo ‘Jacaré’ por decisão dividida;
Peso-meio-pesado | Maurício ‘Shogun’ empatou com Paul Craig;
Peso-leve | Charles ‘Do Bronx’ venceu Jared Gordon por nocaute;
Peso-médio | André ‘Sergipano’ Muniz venceu Antônio Arroyo por decisão unânime;
Peso-médio | Wellington Turman venceu Markus ‘Maluko’ por decisão unânime;
Peso-meio-médio | James Krause venceu Sérgio Moraes por nocaute;
Peso-pena | Ricardo ‘Carcacinha’ Ramos venceu Luiz Eduardo Garagorri por finalização;
Peso-leve | Francisco ‘Massaranduba’ venceu Bobby Green por decisão unânime;
Peso-meio-médio | Randy Brown venceu Warlley Alves por finalização;
Peso-pena | Douglas D’Silva venceu Renan ‘Barão’ por decisão unânime;
Peso-casado feminino | Ariane Lipski venceu Isabela de Padua por decisão unânime;
Peso-galo feminino | Tracy Cortez venceu Vanessa ‘Miss Simpatia’ Melo por decisão unânime.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias