Siga-nos

Notícias

Derrick Lewis surpreende ao recusar luta durante pandemia: “Não posso ser egoísta”

O peso-pesado lutou pela última vez no Ultimate no dia 8 de fevereiro deste ano – Diego Ribas

Na contramão de membros do Ultimate, Derrick Lewis se recusa a lutar em meio à pandemia global do novo coronavírus. Com essa postura, o peso-pesado também difere do posicionamento de outros atletas, como o de Tony Ferguson, que insiste em participar do UFC 249, daqui a menos três semanas, ou o de José Aldo, que promete furar a quarentena para continuar com seus treinamentos em dia. Enquanto isso, Dana White, obrigado a cancelar três shows como medida de prevenção contra a proliferação do COVID-19, também não desiste de tentar manter os próximos eventos de pé.

Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, Lewis explicou seu ponto de vista sobre o risco que correria se lutasse nesse período. De acordo com o último relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), apesar do otimismo do UFC sobre a manutenção dos shows de abril e de maio, já há cerca de 750 mil pessoas infectadas com o coronavírus no mundo, além de mais de 36 mil mortos.

“Claro que eu quero passar por isso de forma segura. Não posso ser egoísta ou coisa do tipo, ir lá e deixar a mim e à minha família doente. Trazer qualquer coisa que eu tenha pego e passar para os meus filhos e meus entes queridos”, defendeu o atleta. “Então, não posso ser egoísta o suficiente e apenas esperar para ver o que o presidente tem a dizer sobre tudo, olhar para os líderes e ver o que eles têm a dizer”.

Derrick também não se vê tanto tempo parado, mas demonstrou entender se isso acontecer. Ele revelou o interesse de retornar aos octógonos no próximo 27 de junho, no UFC Austin. O evento deve ser realizado no Texas (EUA), sua terra natal, mas ainda há a possibilidade de cancelamento. O quadro da pandemia nos Estados Unidos é alarmante, onde já há mais de 140 mil infectados e 2398 óbitos pelo COVID-19.

“O meu objetivo era lutar quarto vezes esse ano, antes de tudo isso acontecer”, explicou. “Então, vamos ver se consigo fazer três. Mas está parecendo agora que não. Então, se conseguirmos mais uma, seria ótimo. Se não, está tudo bem”.

Entretanto, não se pode ser ingênuo e esquecer que o discurso de Lewis veio após uma luta recente do peso-pesado. Há menos de dois meses, no UFC 247, o lutador venceu Ilir Latifi por decisão unânime dos jurados e, por isso, mesmo se não houvesse a pandemia, ele dificilmente retornaria aos octógonos tão cedo. Já outros atletas que se destacam pela insistência de lutar em breve, em sua maioria, não participam de um evento do Ultimate há mais tempo.

O peso-pesado ainda declarou não ligar para o cinturão, “mesmo que seja mais dinheiro” a receber com o feito. Lewis tentou se tornar campeão da categoria em 2018, quando foi finalizado no segundo round por Daniel Cormier. Além disso, o lutador acumula 14 vitórias no Ultimate desde 2014.

Mais em Notícias