Siga-nos

Notícias

Dana White explica por que vetou luta entre Khabib e St-Pierre no UFC

Georges St-Pierre é ex-campeão dos meio-médios e dos médios do UFC – Diego Ribas

Dana White, presidente do UFC, decidiu justificar sua decisão de não casar a luta entre Georges St-Pierre e Khabib Nurmagomedov, negativa esta que foi apontada pelo canadense como uma das razões que o levaram a se aposentar. O canadense afirmou que uma possível vitória contra o russo, e consequentemente a conquista do seu terceiro cinturão em três categorias diferentes, poderia assegurar seu legado como maior atleta de MMA da história.

Ao que parece, uma quebra de promessa de St. Pierre teria sido a razão para a relutância do mandachuva do UFC em confirmar a superluta. De acordo com White, o canadense havia se comprometido a defender o cinturão dos médios (84 kg) caso vencesse seu combate contra Michael Bisping, porém não cumpriu com o combinado.

“Nós tínhamos um acordo, ele lutaria contra o Michael Bisping no peso-médio e, se vencesse, ele defenderia o título. Ele fugiu disso. Não fez como combinado. Então, você não pode simplesmente escolher suas disputas por cinturões”, explicou o cartola para o canal canadense ‘TSN’.

Apesar de estar irredutível, Dana admitiu que, caso Nurmagomedov o pressionasse para que a luta fosse realizada, ele seria obrigado a pensar na situação. No entanto, a quantidade de possíveis adversários já na espera pelo russo seria um entrave para que o combate acontecesse.

“Se Khabib, o campeão, quisesse muito, nós teríamos que conversar sobre isso, mas no fim do dia, não faz sentido para mim. Há outros caras esperando sua chance. Você não pode sair da aposentadoria e escolher quais lutas você quer, quando você nem ao menos manteve sua palavra de defender o cinturão dos médios”, concluiu Dana White ao ‘TSN’.

Khabib Nurmagomedov se prepara para unificar o cinturão dos leves (70 kg) contra Dustin Poirier, campeão interino da categoria, no UFC 242, marcado para o dia 7 de setembro, em Abu Dhabi. Por sua vez, Georges St. Pierre segue aposentado, tendo lutado pela última vez contra Michael Bisping, no UFC 217, evento realizado em novembro de 2017.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias