Siga-nos
Diego Ribas

Notícias

Cynthia Calvillo projeta disputa de cinturão do UFC caso derrote Katlyn Chookagian

No próximo sábado (21), o UFC 255 vai ter duas disputas de cinturão em seu card. No duelo principal da noite, o brasileiro Deiveson Figueiredo tenta defender seu título da categoria peso-mosca (57 kg) diante de Alex Perez. Na co-luta principal, pela mesma classe de peso, só que feminina, Valentina Shevchenko busca a manutenção de sua coroa diante de Jennifer Maia e, quem sair vencedora do confronto pode se preparar para enfrentar Cynthia Calvillo. Pelo menos é o que afirma a atleta, que também se apresenta no evento e mira um ‘title shot’ caso consiga a vitória diante de Katlyn Chookagian.

Calvillo fez boa parte de sua carreira no peso-palha (52 kg) do Ultimate, porém, devido a recentes problemas no corte de peso, a lutadora decidiu subir de divisão em junho deste ano. A sua primeira apresentação no peso-mosca foi em triunfo diante de Jessica Eye, até então número um do ranking da categoria. Em entrevista ao podcast ‘Hablemos MMA’, a americana afirmou que caso consiga a vitória no sábado, confirmará o grande momento vivido e poderá se credenciar para a disputa de cinturão.

“Se não for Jessica Andrade, acho que serei eu. Lauren Murphy teve aquela última luta contra alguém novo que não estava no ranking, porque ela não queria me esperar, então não acho que ela mereça uma luta pelo título. Acho que ela precisa de mais uma (luta). Então eu, tendo vencido a número um e se vencer a número dois (Chookagian), deveria conseguir a próxima chance. Obviamente, Jessica Andrade teve sua estreia onde parecia incrível e ela conseguiu um nocaute no primeiro round sobre Katlyn Chookagian, que era a número um na época. Entenderia se eles derem a ela uma chance. Mas se não for ela, acho que eles deveriam me dar a chance”, destacou Cynthia.

Quem pode atrapalhar os planos de Calvillo é Jéssica ‘Bate-Estaca’. A brasileira também saiu do peso-palha – categoria onde foi campeã em 2019 – para o peso-mosca e, em sua estreia na nova divisão, venceu Chookagian e ‘roubou’ a primeira posição da americana no ranking. Caso o UFC dê a oportunidade do ‘title shot’ para a paranaense, Calvillo afirmou que não vai esperar a sua vez de disputar o cinturão, pois planeja se manter mais ativa. Esta será a segunda apresentação da lutadora na temporada de 2020, que também fez apenas duas no ano passado. Já em 2018, a americana subiu no octógono somente uma vez.

“Nos últimos dois ou três anos, não tenho estado tão ativa. Se eles me derem a chance de lutar pelo título, vou aproveitar, mas se eles me disserem para esperar, não vou esperar. Eu quero continuar lutando e lutando e vencendo. Quero ser mais ativa”, finalizou.

No MMA profissional desde 2016, Cynthia Calvillo soma nove vitórias, uma derrota e um empate em seu cartel. O único resultado negativo da atleta de 33 anos foi em dezembro de 2017, quando perdeu para Carla Esparza por decisão unânime dos jurados. 

Por sua vez, Katlyn Chookagian acumula duas derrotas em suas últimas três apresentações. Em fevereiro deste ano, a americana foi derrotada por Valentina Shevchenko, em disputa pelo título da divisão. Logo após, ela se recuperou ao triunfar sobre a irmã da dono do cinturão, Antonina Shevchenko, em maio. Porém, em sua última apresentação, ela foi nocauteada por Jéssica ‘Bate-Estaca’, em outubro deste ano. No total, a atleta de 31 anos soma 14 triunfos e quatro reveses em sua carreira.

Mais em Notícias