A aposentadoria de Fedor Emelianenko do MMA, no último sábado (4), reabriu o debate de um tema recorrente dentro da modalidade: quem foi o melhor de todos os tempos entre os pesos-pesados. Para muitos, o veterano russo reina absoluto no posto. Mas não para Daniel Cormier. Ex-campeão da categoria no UFC, o agora comentarista elegeu Stipe Miocic como o ‘GOAT’ na divisão até 120 kg.
Em seu programa ‘DC & RC’, na ‘ESPN’, Cormier também exaltou o ex-companheiro de equipe na ‘AKA’, Cain Velasquez, ao opinar que, tecnicamente, ninguém o superou entre os pesos-pesados. No entanto, o wrestler ponderou que os feitos conquistados por Miocic – que, inclusive, o venceu duas vezes em três confrontos diretos -, o elevam a um patamar acima dos demais competidores neste debate.
“Acho que o mito em volta do Fedor é maior do que ele é nas artes marciais mistas. Não acredito que ele é o melhor peso-pesado de todos os tempos. Acho que esse posto pertence ao Stipe Miocic, mas só porque o Cain Velasquez se lesionou tanto. Em termos de habilidade, ninguém fez frente ao Cain Velasquez nos pesos-pesados. Mas acredito que as defesas de título e o longo reinado que o Stipe Miocic teve, o colocam no topo entre os tops. O Fedor está no top 5, e não acho que isso seja motivo de vergonha”, opinou Cormier.
Dentre os três nomes citados por Cormier, apenas Miocic ainda segue na ativa dentro do MMA. No entanto, o atleta de ascendência croata não compete desde março de 2021, há quase dois anos, quando, na ocasião, foi nocauteado por Francis Ngannou e destronado do posto de campeão da categoria no UFC.