Cormier critica árbitro de luta de Aldo e diz que brasileiro já havia desistido do duelo

Daniel Cormier criticou postura de árbitro de Yan vs Aldo – Rigel Salazar / PxImages

No último sábado (11), Petr Yan nocauteou José Aldo e conquistou o cinturão do peso-galo (61 kg), que estava vago desde a aposentadoria de Henry Cejudo, no UFC 251, na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU). Um fato durante essa luta chamou a atenção de quem estava assistindo e gerou uma polêmica. O primeiro a ir a público e divulgar sua insatisfação foi presidente da liga, Dana White, que criticou a postura do árbitro Leon Roberts, que teria demorado a paralisar o duelo. Agora, um ex-campeão faz coro ao patrão.

Em declaração ao programa ‘DC & Helwani’, da ‘ESPN’ americana, Daniel Cormier, ex-campeão do peso-pesado e meio-pesado (93 kg) do UFC, concordou com a declaração do dirigente da franquia e não poupou o árbitro de críticas. De acordo com ‘DC’, Edwards precisava estar atento a linguagem corporal de Aldo no fim do confronto, quando ele já demonstrava sinais que havia desistido de lutar e sofria duros golpes do russo.

“A linguagem corporal dele (Aldo) dizia que tinha acabado para ele. E não acredito que o árbitro não percebeu isso. Quando ele caiu naquela última vez, com um golpe que, claro que foi forte, mas não foi alto que ele já não tinha levado durante a luta. Depois, ele meio que não sei como dizer, mas era uma posição que tinha acabado. Ele se encolhei. Não era uma posição de defesa. Ele não ia fazer nada até o árbitro parar. Ele demorou muito e foi desconfortável. E como árbitro, você precisa ler a linguagem corporal dos lutadores. A linguagem dele mostrava que tinha acabado e o árbitro não leu dessa maneira”, disparou.

Além das críticas ao árbitro, Cormier analisou a performance de José Aldo durante o combate. O ex-campeão do Ultimate apontou um grande equilíbrio na luta até o round final, quando Yan começou a acelerar o ritmo e castigou o brasileiro. ‘DC’ revelou seu pensamento de que o corte de peso pode ter prejudicado o ex-campeão peso-pena.

“Achei a luta bem apertada até o quinto round. Mas dava para ver que estava pior para o Aldo, ele estava tão cansado. Ele estava batendo o peso, mas acho que você abre mão de perdendo 4 kg depois de ter tido tanto sucesso entre os pesos-penas”, completou o americano, que luta dia 15 de agosto contra Stipe Miocic.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026