Siga-nos

Notícias

Cormier critica árbitro de luta de Aldo e diz que brasileiro já havia desistido do duelo

Daniel Cormier criticou postura de árbitro de Yan vs Aldo – Rigel Salazar / PxImages

No último sábado (11), Petr Yan nocauteou José Aldo e conquistou o cinturão do peso-galo (61 kg), que estava vago desde a aposentadoria de Henry Cejudo, no UFC 251, na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU). Um fato durante essa luta chamou a atenção de quem estava assistindo e gerou uma polêmica. O primeiro a ir a público e divulgar sua insatisfação foi presidente da liga, Dana White, que criticou a postura do árbitro Leon Roberts, que teria demorado a paralisar o duelo. Agora, um ex-campeão faz coro ao patrão.

Em declaração ao programa ‘DC & Helwani’, da ‘ESPN’ americana, Daniel Cormier, ex-campeão do peso-pesado e meio-pesado (93 kg) do UFC, concordou com a declaração do dirigente da franquia e não poupou o árbitro de críticas. De acordo com ‘DC’, Edwards precisava estar atento a linguagem corporal de Aldo no fim do confronto, quando ele já demonstrava sinais que havia desistido de lutar e sofria duros golpes do russo.

“A linguagem corporal dele (Aldo) dizia que tinha acabado para ele. E não acredito que o árbitro não percebeu isso. Quando ele caiu naquela última vez, com um golpe que, claro que foi forte, mas não foi alto que ele já não tinha levado durante a luta. Depois, ele meio que não sei como dizer, mas era uma posição que tinha acabado. Ele se encolhei. Não era uma posição de defesa. Ele não ia fazer nada até o árbitro parar. Ele demorou muito e foi desconfortável. E como árbitro, você precisa ler a linguagem corporal dos lutadores. A linguagem dele mostrava que tinha acabado e o árbitro não leu dessa maneira”, disparou.

Além das críticas ao árbitro, Cormier analisou a performance de José Aldo durante o combate. O ex-campeão do Ultimate apontou um grande equilíbrio na luta até o round final, quando Yan começou a acelerar o ritmo e castigou o brasileiro. ‘DC’ revelou seu pensamento de que o corte de peso pode ter prejudicado o ex-campeão peso-pena.

“Achei a luta bem apertada até o quinto round. Mas dava para ver que estava pior para o Aldo, ele estava tão cansado. Ele estava batendo o peso, mas acho que você abre mão de perdendo 4 kg depois de ter tido tanto sucesso entre os pesos-penas”, completou o americano, que luta dia 15 de agosto contra Stipe Miocic.

Mais em Notícias