Siga-nos

Notícias

Com foco na expansão do jiu-jitsu, Demian cogita exceção para treinar atletas do UFC

Demian Maia admitiu que pode pendurar as luvas oficialmente em 2020 – Carlos Antunes

Com 38 lutas em sua carreira no MMA, além de ter feito história em campeonatos de jiu-jitsu, Demian Maia é considerado por muitos como um professor da arte suave quando compete no UFC, principalmente pelo sucesso da sua transição pelos esportes e por técnica e eficácia aplicadas em suas apresentações. Dessa maneira, o paulista não descartou ser treinador de alguns atletas profissionais no futuro, embora mesmo que por ora, seu foco é outro.

Em entrevista ao vivo pelo ‘Youtube’ à reportagem da Ag. Fight, o brasileiro que possui o maior número de vitórias no UFC, são 22 ao todo, afirmou que quando pendurar as luvas, fato que é provável que aconteça neste ano, sua prioridade será divulgar o jiu-jitsu para pessoas que não têm acesso à arte suave. A ideia de Demian seria criar aulas de defesa pessoal, com sua visão e metodologia, para leigos na modalidade com o intuito de protegê-los em possíveis ataques.

“Existe o interesse em ajudar pessoas. Não sei se agora, que ainda está muito latente quando eu parar, acho que vou querer divulgar o jiu-jitsu para o grande público. Não tanto esse negócio muito profissional. Acho que vou estar um pouco de saco cheio quando parar (risos). Adoro esse negócio de desenvolver cursos de defesa pessoal, muito baseado no jiu-jitsu tradicional, mas com muita coisa que mudei por causa do MMA. Tem coisas que são excelente e algumas mais ultrapassadas, para fazer um curso para quem não luta jiu-jitsu. Para evitar a luta no chão, derruba e não vai para o chão, ou vai para as costas do cara. Defesa bem efetiva de um ataque na rua e usando o jiu-jitsu”, explicou o atleta.

Mas apesar de admitir que atualmente seu foco não é ser um treinador de atleta profissional, Demian confessou que pode mudar de ideia, principalmente quando sentir falta do esporte em alto rendimento. Dessa maneira, o lutador revelou que estaria aberto em ajudar quem lhe solicitar e destacou dois nomes, que atualmente estão no UFC, que carregam a bandeira do jiu-jitsu e com quem ele tem uma relação próxima: Kron Gracie e Rodolfo Vieira.

“Com certeza daqui a um tempo eu vou ter essa vontade (de treinar profissionais), de ter saudades do MMA e UFC, e vou acabar treinando pessoas por ter um conhecimento disso. Agora estou até colocando no papel coisas que fiz para não esquecer, principalmente a parte de mixar a parte de agarra e soco para abrir espaço, a parte de grade em pé no chão. Detalhes de finalização nas costas, detalhe das luvas que complica. Tenho vontade de passar para frente. E pessoas que me procurassem, eu estaria de portas abertas para ajudar. O Kron (Gracie) seria uma delas, por ser quem ele é, com uma grande carreira, ser família e o pai dele ser meu ídolo. Conheço ele desde novo, treinei com ele quando era faixa-roxa. O Rodolfo (Vieira), que é meu amigo eu ajudaria noque precisasse. E todo mundo que precisasse da minha ajuda, eu estaria disposto e posso ensinar bem”, completou o faixa-preta.

Mais em Notícias