Siga-nos
Diego Ribas/ PXImages

Notícias

Com categoria ‘aberta’ sem Jon Jones, meio-pesados duelam pelo top 5 do UFC

Com a categoria sem campeão – após Jon Jones abdicar do cinturão – e, especialmente, com a ausência de um lutador comprovadamente dominante sobre a concorrência, a corrida pelas próximas disputas de título no meio-pesado (93 kg) do UFC promete esquentar. O aparente equilíbrio visto agora no topo da divisão parece significar também maiores chances de atingir o posto máximo da classe de peso. De olho nisso, Anthony Smith e Aleksandar Rakic travam uma batalha para se aproximar de um ‘title shot’, neste sábado (29), na luta principal do UFC Las Vegas 8.

Atual quinto colocado no ranking da divisão, Anthony Smith já teve sua oportunidade de conquistar a cinta dos meio-pesados, mas, diante do então soberano Jon Jones, o americano acabou sucumbindo na decisão unânime dos juízes, em março de 2019. Desde então, ‘Lionheart’, como é conhecido, soma uma vitória sobre Alexander Gustafsson e um revés pelas mãos de Glover Teixeira, em sua última apresentação.

Contra Rakic, Smith busca um triunfo que pode colocá-lo a apenas mais uma vitória de uma nova chance de lutar pelo título. Com Dominick Reyes e Jan Blachowicz escalados para disputar o cinturão vago da categoria em setembro, e os outros dois membros do top 5, Thiago ‘Marreta’ e Glover Teixeira, também agendados para medirem forças, no mesmo mês, ‘Lionheart’ pode se ver a um passo do ‘title shot’ caso saia vencedor do confronto deste sábado.

Por sua vez, Aleksandar Rakic visa retomar sua ascensão no Ultimate depois de sofrer uma derrota polêmica para Volkan Oezdemir, por decisão dividida dos juízes, em sua última luta. O revés – apenas o segundo de sua carreira – interrompeu uma sequência de quatro vitórias consecutivas no octógono e acabou com a invencibilidade do austríaco no UFC. Atualmente ocupando a oitava posição no ranking dos meio-pesados, o lutador europeu pode alcançar o top 5 da categoria com uma vitória sobre o ex-desafiante ao título.

Já pelo co-main event da noite, o ex-campeão dos meio-médios (77 kg) Robbie Lawler mira espantar a má fase e o retrospecto negativo de quatro derrotas, sendo três em sequência, em seus últimos cinco confrontos. Pela frente o veterano terá Neil Magny, 14º colocado no ranking da divisão até 77 kg, que possui números opostos ao do rival em suas lutas mais recentes: quatro triunfos e apenas um revés.

A presença brasileira no card do UFC Las Vegas 8 fica por conta de Polyana Viana. A peso-palha (52 kg) encara Emily Whitmire, em duelo que estava previsto para acontecer em março deste ano, mas acabou cancelado de última hora após a americana falhar na balança e ser hospitalizada. Com três derrotas seguidas, a paraense – ex-campeã do Jungle Fight – precisa de uma vitória para afastar, ao menos momentaneamente, o risco de ser cortada do plantel do Ultimate.

Confira o card completo do UFC Las Vegas 8:

Anthony Smith vs Aleksandar Rakić
Robbie Lawler vs Neil Magny
Ji Yeon Kim vs Alexa Grasso
Ricardo Lamas vs Bill Algeo
Magomed Ankalaev vs Ion Cuțelaba
Maki Pitolo vs Impa Kasanganay
Alessio Di Chirico vs Zak Cummings
Alex Caceres vs Austin Springer
Sean Brady vs Christian Aguilera
Polyana Viana vs Emily Whitmire
Mallory Martin vs Hannah Cifers

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias