Neste sábado (21), Khamzat Chimaev sobe no octógono do UFC 294, em Abu Dhabi (EAU), para medir forças com Kamaru Usman, em busca de uma disputa de título no peso-médio (84 kg). Porém, a carreira e a vida do lutador russo poderiam ter tomado rumos completamente diferentes depois que um grave problema de saúde quase o fez se aposentar precocemente do esporte.
Em recente entrevista ao ‘Full Send Podcast’, Chimaev revelou que foi equivocadamente diagnosticado com câncer há cerca de três anos. O erro médico ocorreu durante o período em que Khamzat tentava se reestabelecer da infecção por Covid-19, uma batalha que levou meses para terminar e deixou o lutador fora de combate.
Inclusive, diante da grave situação apresentada, o russo chegou a insinuar sua precoce aposentadoria do MMA, que logo foi negada por Dana White, presidente do UFC. À época, Chimaev contou, sem entrar em detalhes, que o diagnóstico de câncer chegou a passar pela sua cabeça, muito em razão do longo período em que sua saúde ficou debilitada e pela demora na recuperação.
“Aquele momento foi difícil. Quando eu disse isso naquela época, o médico tinha me falado que eu tinha câncer. Foi por isso que eu disse que tinha me aposentado. Eu não sabia o que dizer para minha família, não sabia o que dizer para as pessoas. Aí verificamos novamente e o outro médico disse: ‘Não, você não tem câncer’. (Mas) você ainda está tossindo sangue e pensa que está acabado”, recordou Khamzat, antes de continuar.
“Uma vez que o médico fala uma coisa para você isso fica na sua cabeça. E você vai para casa e continua tossindo sangue: ‘Vou para casa e amanhã é o meu fim’. Quando o médico falou isso, eu olhei para o meu empresário e disse: ‘Não vai ter mais dinheiro, irmão’ (risos). Ele estava estressado e pulou no médico: ‘O que você está falando?’. Eles trouxeram outro médico e ele disse: ‘Não é câncer, é Covid’. Foi duro”, finalizou.
Oportunidade de ouro
Visto desde sua estreia no Ultimate, em 2020, como uma das grandes promessas de futuro campeão da liga, Khamzat Chimaev terá, neste sábado, sua maior oportunidade de finalmente chegar ao topo da organização. Depois de se aproximar de uma disputa de título na divisão dos meio-médios (77 kg), onde chegou a ocupar uma vaga no top 3 do ranking, o russo – com problemas para bater o limite de peso exigido na categoria, subiu para os pesos-médios e, diante de Kamaru Usman no UFC 294, pode garantir seu primeiro ‘title shot’ na carreira.