Notícias

Chael Sonnen cita derrota de Anderson para apontar Adesanya como ‘GOAT’

Campeão peso-médio (84 kg) do UFC desde outubro de 2019, Israel Adesanya terá, neste sábado (12), a oportunidade de ampliar ainda mais seu reinado ao colocar em jogo seu cinturão contra Robert Whittaker, na luta principal do UFC 271, em Houston (EUA). Mesmo que ainda esteja longe de igualar a marca de dez defesas de título bem-sucedidas de Anderson Silva, recorde na história da divisão até 84 kg do Ultimate, o nigeriano já começa a ser apontado como o maior lutador da categoria em todos os tempos por alguns membros da comunidade do MMA.

Um dos que acreditam que Adesanya já superou o ‘Spider’ como o maior de todos os tempos (GOAT) da categoria é Chael Sonnen, antigo rival do brasileiro dentro do octógono e atual comentarista. Em vídeo publicado em seu canal do ‘Youtube’, o ex-lutador – ao analisar uma declaração do ex-campeão meio-pesado e peso-pesado do UFC Daniel Cormier, que defendia Anderson Silva como o ‘GOAT’ do peso-médio – apontou para o confronto direto entre os dois astros do MMA como forma de resolver a discussão de forma prática.

Na visão de Sonnen, a vitória de Israel Adesanya sobre Anderson Silva, em duelo disputado em fevereiro de 2019, é a prova de que o nigeriano é o maior de todos os tempos da divisão. O ex-lutador também fez questão de minimizar o fato de que o ‘Spider’ já tinha uma idade avançada na época do embate contra o africano e, portanto, não estava mais em seu auge físico e técnico, para justificar sua opinião.

“Que m*** Daniel Cormier está falando? Não tem nada nisso que é correto. Não tem nenhuma chance de Daniel acreditar nisso, a não ser porque Daniel lutou com Anderson Silva e gostaria de melhorar seu próprio currículo. Então, ele quer ter vencido o maior de todos os tempos, é tudo que eu posso pensar. Ou, ele não teve tempo suficiente para pensar na pergunta – não tem verdade nenhuma por trás disso. Veja, se nós, pelo menos, resumimos (a discussão sobre o GOAT do peso-médio) a Adesanya e Anderson, nós fizemos um bom trabalho como uma comunidade. Porque esses são os dois (melhores).

Vou dizer uma coisa: eles lutaram, e foi uma boa luta. Adesanya ganhou, dois rounds a um, todo mundo viu da mesma maneira que os juízes. Adesanya ganhou (os rounds) um e três, Anderson ganhou o número dois. Foi um esforço válido do Anderson. A luta foi mais apertada do que qualquer um de nós pensou que seria, foi uma ótima luta. Mas isso (a vitória de Adesanya) responde a questão, se você está sendo justo”, comentou Sonnen.

Considerado por muitos como um dos maiores lutadores de todos os tempos, independentemente de categoria de peso, Anderson Silva dominou a divisão dos médios do UFC entre outubro de 2006 e julho de 2013. Durante este período, o brasileiro defendeu seu título em dez oportunidades, além de ter vencido outras quatro lutas não válidas pelo cinturão, três delas pela categoria dos meio-pesados.

Já Israel Adesanya soma até o momento três defesas de cinturão bem-sucedidas, nas quais superou os desafiantes Yoel Romero, Paulo ‘Borrachinha’ e Marvin Vettori. Neste sábado, o campeão coloca mais uma vez seu título em jogo, contra o australiano Robert Whittaker, antigo dono da cinta.

Matérias Recentes

Tsarukyan detona Paddy Pimblett após derrota para Justin Gaethje: “Pior lutador do UFC”

Para muitos ignorado da disputa pelo cinturão interino dos pesos-leves (70 kg), Arman Tsarukyan nunca…

01/02/2026

Pressão? Khamzat Chimaev provoca Alex Poatan nas redes sociais

Khamzat Chimaev voltou a usar as redes sociais para provocar Alex Pereira e reforçar o…

01/02/2026

Maurício Ruffy embolsa R$ 525 mil por bônus de ‘Performance da Noite’ no UFC 325

A participação de Maurício Ruffy no UFC 325 terminou da melhor maneira possível. Além de…

01/02/2026

UFC 325: Volkanovski vence Diego Lopes, mantém cinturão e iguala recorde de José Aldo

Em seu segundo reinado no peso-pena (66 kg) do Ultimate, Alexander Volkanovski mostrou, neste sábado…

01/02/2026

Maurício Ruffy volta a brilhar e nocauteia Rafael Fiziev no UFC 325

O UFC 325, realizado neste sábado (31), serviu para Maurício Ruffy dar a volta por…

01/02/2026

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026