Siga-nos

Notícias

‘Cara de Sapato’ relata esforço para corrigir desconcentração e ‘força desnecessária’

Brasileiro almeja chegar ao top-5 ainda em 2019 – Rigel Salazar

Derrotas geram aprendizado, e com Antônio ‘Cara de Sapato’ não foi diferente. O brasileiro, um dos principais destaques do peso-médio (84 kg) do UFC, teve sua sequência de cinco vitórias interrompida pela derrota por decisão unânime para Ian Heinisch, no UFC Rochester, em maio. Sem perder tempo, o especialista em jiu-jitsu já marcou seu próximo compromisso, contra Uriah Hall, em setembro, e espera colocar em prática as correções que fez na ‘American Top Team’ para os erros que cometeu em seu último combate.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Cara de Sapato’ fez uma análise sobre as falhas que cometeu contra Heinisch. O paraibano, que sofreu com uma lesão no músculo do peitoral no fim do ano passado, destacou que a falta de ritmo o atrapalhou, assim como uma perda de concentração durante o duelo contra Ian, no qual começou vencendo e acabou vendo o adversário virar.

“Acho que foi um pouco disso, esse tempo parado fez a diferença, a lesão… Terminei também me desconcentrando com alguns erros que o juiz cometeu, mas esse é um erro que eu não posso cometer, eu deveria ter continuado focado e ter feito a mesma coisa nos outros dois rounds que eu fiz no primeiro round. Mas é corrigir esses erros e voltar com tudo para a próxima luta”, comentou.

Embora tenha se cansado nos rounds finais do confronto, Antônio explicou que não houve problemas na preparação física para o duelo. Segundo ele, houve um erro na administração do próprio ‘gás’ durante a luta, o que fez com que ele se exaurisse bem mais rápido do que o normal.

“Na verdade, não foi o cardio, tenho uma preparação muito boa, tenho uma condição física boa, eu era nadador, sempre fui atleta, quando era mais novo era nadador, então tenho o cardio muito bom. Isso realmente foi uma questão de administrar ali, manter o foco, gastei muita energia desnecessária nesse momento que perdi o foco e fiz muita força desnecessária. Era uma coisa que eu deveria ter administrado melhor e terminou não acontecendo. De repente, o tempo sem lutar acabou me atrapalhando, mas já corrigimos isso. A questão do cardio, da preparação, não me preocupa. Me sinto muito bem”, afirmou.

O duelo contra ‘Prime Time’ pode se configurar como ideal para ‘Cara de Sapato’, uma vez que o ponto fraco do adversário é justamente aquele em que o brasileiro tem excelência: o jogo de solo. Uriah vem de uma fase irregular, com duas vitórias nas últimas seis lutas — e, mesmo assim, o último triunfo veio de um soco ‘tirado da cartola’ quando o jamaicano já havia perdido os dois primeiros rounds para Bevon Lewis. Exatamente por causa da capacidade de Hall de encontrar golpes em momentos difíceis, Antônio não tem dúvidas: vai levar o rival para o chão.

“Gosto muito de lutar com trocadores, porque, quando eu trago para o grappling, tento impor meu jogo e consigo impor muito bem. Principalmente com caras que não tem a base no grappling, o que se torna um pouco mais difícil. O Hall é um cara que admiro muito, gosto muito dele, mas é o nosso trabalho, a gente tem que fazer bem feito, é uma guerra de estilos e eu espero sair com essa vitória. Acho que encaixa muito bem para o meu jogo, é um cara que tem algumas falhas no grappling e eu quero tirar a vantagem disso”, falou.

A categoria dos médios vive um momento de profunda renovação. Por isso, apesar da derrota sofrida para Heinisch, ‘Cara de Sapato’ pode reconquistar terreno bem rápido dentro do ranking do UFC, no qual hoje ocupa a 13ª posição. Isso porque a divisão tem dois atletas que já passaram dos 40 anos e que devem se aposentar em breve — Ronaldo ‘Jacaré’ e Yoel Romero — e dois lutadores que estão subindo para os meio-pesados (93 kg) — Luke Rockhold e Chris Weidman.

Assim, em um futuro próximo, a tendência é que uma nova sequência de triunfos alce Antônio para melhores colocações na listagem. Os planos do brasileiro, inclusive, são ousados: ganhar pelo menos oito posições no ranking ainda em 2019.

“Quero estar no top-5 este ano. Terei esta luta contra o Hall, não sei o que vai acontecer na categoria, tem muito aí para acontecer realmente. Quero lutar contra os tops. Não sei qual será o destino do Romero, do Jacaré, agora o Weidman com o Rockhold subindo, então pretendo estar nas cabeças. Deste ano para o ano que vem a minha meta é lutar contra os top 5 e em breve pelo cinturão”, avaliou.

‘Cara de Sapato’ tem 29 anos e chegou ao UFC depois de vencer a terceira edição brasileira do reality-show ‘The Ultimate Fighter’, ainda como peso-pesado. Como profissional, o paraibano tem dez vitórias, três derrotas — todas dentro do Ultimate — e uma luta sem resultado.

Mais em Notícias