Alexa Grasso e Leon Edwards vivem fase tão mágica no MMA, que, além dos respectivos cinturões do UFC, conquistam também prêmios importantes. Não à toa, a campeã do peso-mosca (57 kg) e o dono do título dos meio-médios (77 kg) simplesmente brilharam na 15ª edição do ‘Oscar do MMA’. Na cerimônia realizada na última quinta-feira (14), em Las Vegas (EUA), a mexicana venceu três categorias, enquanto o britânico foi o vitorioso em quatro. Vale ressaltar que a premiação se baseou no período entre julho de 2022 até junho de 2023.
Ao todo, Grasso levou para casa os prêmios de lutadora, finalização e zebra do ano, muito por conta da primeira luta contra Valentina Shevchenko. Em março, a mexicana, apontada pelas casas de apostas como grande zebra para o duelo, chegou ao quarto round em desvantagem, mas aproveitou um descuido de ‘Bullet’ e a finalizou de forma rápida. Dessa forma, a atleta destronou a quirguistanesa no peso-mosca, iniciando sua era na categoria. Para ser eleita a melhor lutadora do ano, a campeã do UFC superou a concorrência de Amanda Nunes, Larissa Pacheco, Liz Carmouche e Seika Izawa.
Quatro vezes Edwards
Já Edwards venceu as categorias lutador, lutador internacional, nocaute e virada do ano, principalmente pela segunda luta contra Kamaru Usman. Na revanche, realizada em 2022, o britânico chocou o mundo. ‘Rocky’, classificado como tremendo azarão para o novo duelo, perdia claramente para o nigeriano, mas, no último minuto, acertou um belo chute alto que o nocauteou. Vale destacar que, em 2015, Leon tinha perdido para o rival, porém o destronou nos meio-médios e tirou sua invencibilidade no UFC. Para ser eleito o melhor lutador do ano, o campeão do peso desbancou Aljamain Sterling, Islam Makhachev, Israel Adesanya e Sadibou Sy.
Confira os principais vencedores do ‘Oscar do MMA’:
Lutador do ano: Leon Edwards
Lutadora do ano: Alexa Grasso
Revelação do ano: Alex ‘Poatan’
Lutador Internacional do ano: Leon Edwards
Luta do ano: Islam Makhachev vs Alexander Volkanovski I
Nocaute do ano: Leon Edwards contra Kamaru Usman
Finalização do ano: Alexa Grasso contra Valentina Shevchenko
Virada do ano: Leon Edwards contra Kamaru Usman
Zebra do ano: Alexa Grasso contra Valentina Shevchenko
Treinador do ano: Mike Brown
Equipe do ano: American Top Team
Organização do ano: UFC
Líder do ano: Dana White
Personalidade do ano: Joe Rogan
Analista do ano: Michael Bisping
Melhor programa de MMA: Contender Series
Árbitro do ano: Herb Dean
Ring Girl do ano: Brittney Palmer