Categorias: Notícias

Campeão do UFC critica sociedade e aborda cultura negra, resistência e machismo

Israel Adesanya cutuca nariz e mostra mamilo no media day dessa quinta-feira – Diego Ribas

Pautas sobre resistência, cultura negra e machismo foram levantadas por ninguém menos que o atual campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate. O media day do UFC 248 aconteceu nessa quinta-feira (6), dentro do Mês Internacional da Mulher e cinco dias após o Mês da História Negra, e foi marcado por opiniões fortes de Israel Adesanya. Às vésperas de defender seu cinturão, o atleta se permitiu, por alguns minutos, não falar sobre o combate e fez críticas sociais, mostrando o mamilo e não se envergonhando de tirar meleca para reforçar seus pontos.

Na conversa com a imprensa, registrada pela Ag. Fight, em Las Vegas (EUA), o nigeriano deixou de lado Yoel Romero, seu adversário deste sábado (7), e explicou aos jornalistas sobre algo que carrega sempre consigo: seu pente-garfo, elemento forte na cultura negra. Ele, também, demonstrou indignação frente aos direitos desiguais entre homens e mulheres, até mesmo quando se trata de campeões e de ex-campeões do UFC.

“Tudo o que isso representa é cultural”, afirmou o atleta, relatando escutar pessoas dizerem que ele estaria se apropriando da cultura americana. “Vá se ferrar, você (pessoa que fala isso) não entende. Isso (aponta para o objeto) e isso (aponta para seu cabelo) é de bem antes dos escravos virem para os Estados Unidos. Isso é algo que você nunca vai entender”, completou o campeão africano àqueles que, para ele, desrespeitam esse fato. “Não uso isso para diversão. Isso é para fazer uma afirmação”.

Ao longo da conversa, Adesanya resolveu pôr o dedo no nariz e limpar a mão na roupa, sendo questionado sobre não ter pudor para isso. “Eu não cresci assim. Acho que é apenas aceitar que todo mundo enfia o dedo no nariz. Todos cagam, não é? Todos fazem sexo. Mas, de alguma forma, nesse dia e nessa idade, todo mundo gosta de fingir (que não)”, critica o peso-médio, mostrando o mamilo em seguida. “Aposto que Joanna não conseguiria fazer isso ou que Weili Zhang não conseguiria. Por quê? Isso é um mamilo. É um maldito mamilo. Posso fazer isso porque sou um homem. É o Mês Internacional da Mulher, mas elas não podem fazer isso porque são mulheres”, continuou o lutador sobre essa diferença entre gêneros.

O atleta seguiu com suas críticas, dessa vez, à sociedade em geral. Ele comentou que há a ideia de puritanismo entre as pessoas e que, muitas vezes, privam as crianças de acesso à informação, “protegendo suas mentes”. “Crianças são mais espertas do que você imagina. Eu tive uma conversa com crianças e eu fiquei ‘Não tenho que me censurar porque você é esperto o suficiente para entender o que estou dizendo e como estou dizendo”, destacou Adesanya.

Voltando à luta, o campeão afirmou gostar da pressão, mas não de ficar muito tempo longe dos octógonos. “Eu disse no meu primeiro UFC que a pressão faz os diamantes. Ainda estou brilhando”, declarou o atleta, afirmando querer ser o novo ‘bicho-papão’ da categoria.

O lutador de 30 anos permanece invicto na sua carreira profissional, acumulando 18 vitórias, incluindo sete na maior organização de MMA do mundo. Adesanya terá seu cinturão peso-médio desafiado pelo cubano Yoel Romero no UFC 248. O evento será realizado neste sábado, na T-Mobile Arena, em Las Vegas.

Matérias Recentes

Duelo brasileiro? Joanderson abre as portas para revanche contra Diego Lopes no UFC

No UFC Rio, evento que acontece neste sábado (4), Joanderson Brito mede forças com Jack…

30/04/2024

Pão de Açúcar! Alexandre Pantoja e Steve Erceg fazem primeira encarada antes do UFC Rio

Nesta segunda-feira (29), foi dado o pontapé inicial da semana que precede o UFC 301.…

30/04/2024

Mais violência! Mike Perry desafia Darren Till para luta de boxe sem luvas

No último sábado (27), na Califórnia (EUA), Mike Perry confirmou seu status de estrela no…

30/04/2024

PFL: De olho em classificação, Cara de Sapato enfrenta rival americano em junho

Após um período de quase dois anos afastados dos cages, Antônio Carlos Júnior voltou a…

30/04/2024

Novo alvo? Michael Page detona postura de Colby Covington: “Odeio esse cara”

Dono de uma personalidade forte e declarações bastante polêmicas, Colby Covington coleciona desafetos no Ultimate.…

30/04/2024

Makhachev aponta brecha no jogo de Poirier e projeta “luta fácil” no UFC 302

No dia 1º de junho, Islam Makhachev retorna aos octógonos para tentar novamente defender seu…

30/04/2024