Categorias: Notícias

Campeão do UFC critica sociedade e aborda cultura negra, resistência e machismo

Israel Adesanya cutuca nariz e mostra mamilo no media day dessa quinta-feira – Diego Ribas

Pautas sobre resistência, cultura negra e machismo foram levantadas por ninguém menos que o atual campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate. O media day do UFC 248 aconteceu nessa quinta-feira (6), dentro do Mês Internacional da Mulher e cinco dias após o Mês da História Negra, e foi marcado por opiniões fortes de Israel Adesanya. Às vésperas de defender seu cinturão, o atleta se permitiu, por alguns minutos, não falar sobre o combate e fez críticas sociais, mostrando o mamilo e não se envergonhando de tirar meleca para reforçar seus pontos.

Na conversa com a imprensa, registrada pela Ag. Fight, em Las Vegas (EUA), o nigeriano deixou de lado Yoel Romero, seu adversário deste sábado (7), e explicou aos jornalistas sobre algo que carrega sempre consigo: seu pente-garfo, elemento forte na cultura negra. Ele, também, demonstrou indignação frente aos direitos desiguais entre homens e mulheres, até mesmo quando se trata de campeões e de ex-campeões do UFC.

“Tudo o que isso representa é cultural”, afirmou o atleta, relatando escutar pessoas dizerem que ele estaria se apropriando da cultura americana. “Vá se ferrar, você (pessoa que fala isso) não entende. Isso (aponta para o objeto) e isso (aponta para seu cabelo) é de bem antes dos escravos virem para os Estados Unidos. Isso é algo que você nunca vai entender”, completou o campeão africano àqueles que, para ele, desrespeitam esse fato. “Não uso isso para diversão. Isso é para fazer uma afirmação”.

Ao longo da conversa, Adesanya resolveu pôr o dedo no nariz e limpar a mão na roupa, sendo questionado sobre não ter pudor para isso. “Eu não cresci assim. Acho que é apenas aceitar que todo mundo enfia o dedo no nariz. Todos cagam, não é? Todos fazem sexo. Mas, de alguma forma, nesse dia e nessa idade, todo mundo gosta de fingir (que não)”, critica o peso-médio, mostrando o mamilo em seguida. “Aposto que Joanna não conseguiria fazer isso ou que Weili Zhang não conseguiria. Por quê? Isso é um mamilo. É um maldito mamilo. Posso fazer isso porque sou um homem. É o Mês Internacional da Mulher, mas elas não podem fazer isso porque são mulheres”, continuou o lutador sobre essa diferença entre gêneros.

O atleta seguiu com suas críticas, dessa vez, à sociedade em geral. Ele comentou que há a ideia de puritanismo entre as pessoas e que, muitas vezes, privam as crianças de acesso à informação, “protegendo suas mentes”. “Crianças são mais espertas do que você imagina. Eu tive uma conversa com crianças e eu fiquei ‘Não tenho que me censurar porque você é esperto o suficiente para entender o que estou dizendo e como estou dizendo”, destacou Adesanya.

Voltando à luta, o campeão afirmou gostar da pressão, mas não de ficar muito tempo longe dos octógonos. “Eu disse no meu primeiro UFC que a pressão faz os diamantes. Ainda estou brilhando”, declarou o atleta, afirmando querer ser o novo ‘bicho-papão’ da categoria.

O lutador de 30 anos permanece invicto na sua carreira profissional, acumulando 18 vitórias, incluindo sete na maior organização de MMA do mundo. Adesanya terá seu cinturão peso-médio desafiado pelo cubano Yoel Romero no UFC 248. O evento será realizado neste sábado, na T-Mobile Arena, em Las Vegas.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026