Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Bisping indica que vitória no UFC 280 elevará ‘Do Bronx’ ao posto de GOAT do peso-leve

O duelo contra Islam Makhachev, na luta principal do UFC 280, em Abu Dhabi (EAU), pode dar a Charles Oliveira novamente o trono da divisão dos leves (70 kg). Mas, na opinião de Michael Bisping, uma vitória de ‘Do Bronx’ neste sábado (22) pode significar ainda mais na carreira do brasileiro.

Em vídeo publicado no seu canal do ‘Youtube’, o ex-campeão peso-médio (84 kg) e atual comentarista do UFC indicou que, caso saia vencedor do confronto contra Makhachev, ‘Do Bronx’ deve assumir o posto de ‘GOAT’ (maior de todos os tempos) do peso-leve, deixando para trás Khabib Nurmagomedov, antigo detentor do título e companheiro de treino de Islam.

“Maior peso-leve do todos os tempos? Eu acho que se Charles vencer Islam neste final de semana, esse posto pertencerá ao Charles. Eu realmente acho. Eu acho que ele vai ter superado (Khabib), simplesmente porque ele vai ter abatido todos os principais concorrentes. E não é culpa de Khabib, mas você não pode negar os números, o momento, a história que Oliveira está fazendo”, cravou Bisping.

Além do momento vivido por Charles, que se reflete nos números e nas atuações do brasileiro contra grandes adversários, Bisping aponta para a aposentadoria precoce de Khabib como outro fator fundamental na comparação com o atleta da ‘Chute Boxe São Paulo’.

“Aqui está o ponto a favor de Khabib: seu cartel, 29-0, 13-0 no UFC, e ele foi um dos lutadores mais dominantes que o UFC já viu. Em 60 rounds na carreira, esse homem só perdeu dois rounds. Primeiro round contra Justin Gaethje – muito próximo – e terceiro round contra Conor McGregor – de novo, muito apertado. (…) Tudo que nós vimos foi ele vencendo e dominando. Mas ele se aposentou aos 32 anos, depois de três defesas de título e dois anos e meio como campeão do mundo”, ponderou o inglês, antes de completar.

“Isso é fantástico, mas se ele tivesse ficado mais tempo nós teríamos visto ele perder o cinturão? Nós teríamos visto ele ser desafiado? Nós nunca vamos saber e esse é um dos argumentos reais para Khabib não ser o número um peso-por-peso. Ele teria vencido todos esses novos concorrentes? Ele teria vencido alguns deles, mas ele teria vencido Charles? Nós não sabemos, só podemos imaginar”, concluiu.

Khabib Nurmagomedov se aposentou em 2020 após perder seu pai, que era também seu treinador, para complicações relacionadas à COVID-19. O russo deixou o esporte com um cartel invicto de 29 vitórias. Por sua vez, Charles ‘Do Bronx’ possui 33 triunfos, oito derrotas, a maioria delas no peso-pena (66 kg), e um ‘no contest’ (sem resultado) na carreira. Porém, o brasileiro vive ótima fase, com 11 vitórias seguidas, e coleciona recordes históricos no UFC, como o de maior finalizador de todos os tempos na organização.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias