Na última terça-feira (23), a comunidade do MMA foi surpreendida. A ABC (Associação das Comissões de Boxe), entidade que regula as regras unificadas do esporte, anunciou mudanças nas regras para seu melhor desenvolvimento. Agora, a cotovelada de cima para baixo e a joelhada na cabeça de um profissional com a mão apoiada no chão serão permitidas em combate.
O presidente do órgão confirmou as alterações ao site ‘MMA Fighting’. De acordo com o site, as novas regras entrarão em vigor a partir do dia 1º de novembro para que os lutadores e árbitros consigam se adaptar. De todo modo, cada Comissão Atlética terá que realizar uma votação para adotar as novas regras. Vale pontuar que parte da comunidade do MMA chegou a pedir tais alterações nas regras.
Explicação das regras
As mudanças nas regras foram votadas e aprovadas por um comitê composto pelo diretor executivo da Comissão Atlética de Nevada, pelos árbitros Herb Dean, Marc Goddard e John McCarthy, ex-árbitro, entre outras importantes figuras. Agora, os profissionais poderão lançar o cotovelo de forma reta e para baixo em direção ao adversário no solo sem temer qualquer punição da arbitragem.
Curiosamente, antes, o mesmo golpe aplicado através de um ângulo diferente era considerado legal. Inclusive, se a cotovelada de cima para baixo já fosse autorizada em 2009, Jon Jones não teria perdido a luta para Matt Hamill, sua única derrota na carreira. Na ocasião, ‘Bones’ foi desqualificado após aplicar uma série de cotoveladas ilegais no oponente.
Já a definição de ‘lutador caído’ também foi alterada. A mudança destaca que um lutador deve ter alguma parte do corpo no solo, além das mãos ou dos pés, para não receber joelhadas e chutes na cabeça. Caso contrário, os golpes serão considerados legais. Antes, um atleta que tivesse pelo menos uma mão no solo e qualquer outra parte do corpo o tocando, não poderia receber tais ataques.