Siga-nos

Notícias

Às vésperas do UFC 247, Jon Jones justifica escolha por Reyes e prega cautela com rival

Jon Jones e Dominick Reyes se enfrentam no UFC 247 – Diego Ribas/PxImages

O confronto contra Dominick Reyes – marcado para este sábado (8), na luta principal do UFC 247 – foi escolhido a dedo por Jon Jones. Com outras opções na mesa, como Corey Anderson, o campeão meio-pesado (93 kg) do Ultimate justificou, à época, que, após conversar com seus treinadores, chegou a conclusão de que Reyes seria o adversário mais perigoso.

Questionado durante o media day do UFC 247, realizado nesta quinta-feira (6), sobre os motivos de ter optado pelo oponente mais difícil, em sua opinião, e não por um que lhe desse maior tranquilidade quanto ao resultado positivo, Jones contou que tomou a decisão baseado em um plano para o futuro. De acordo com o atleta, a inexperiência do rival pode contar a seu favor no combate, além de projetar que o duelo deste sábado pode ajudá-lo a acumular conhecimento sobre Reyes, o que o ajudaria em uma possível revanche no futuro.

“Existe uma estratégia por trás disso (da escolha). Eu sinto que um cara tão jovem como Dominick Reyes só vai melhorar com o tempo, por ser tão novo no jogo. Então, eu quero enfrentá-lo agora, enquanto ele ainda é relativamente inexperiente. Acho que todo mundo sabe que eu me dou melhor em revanches, então quando ele voltar, eu posso vencê-lo de forma ainda mais dominante do que eu vou fazer no sábado. E depois, a outra metade disso, é que ele é impressionante, está quente no momento, e eu disse na primeira entrevista coletiva que eu não quero esperar. Eu não quero esperar por muito tempo, quero dar as pessoas as lutas quando ambos os lutadores estão quentes, e ele está quente. Então, é isso que eu dei a vocês”, explicou Jon Jones.

Ainda que seu adversário não tenha o status de superestrela consolidada como ele, Jon Jones fez questão de demonstrar respeito pelo rival. A pouca experiência de Reyes, que iniciou sua trajetória no MMA profissional em 2014 – ano em que o campeão já ostentava o cinturão meio-pesado do UFC -, é uma preocupação para o americano. De acordo com ‘Bones’, sua estratégia para enfrentar o desafiante vai ser baseada na cautela para não ser surpreendido pelo ímpeto de Dominick.

“Dominick Reyes é um teste, ele definitivamente é um teste. Eu senti que tinha que ficar fisicamente mais forte para esse camp, então eu realmente trabalhei muito na minha força física. Ele trouxe algo diferente em mim. Eu estudei extensivamente para essa luta. Por ele ser tão inexperiente, tem algo que me diz: ‘Jon, você não pode tomar esse cara de forma leve’. De uma forma ele pode ser mais perigoso do que os caras que são mais experientes, só porque ele não tem muito conhecimento. Você escuta ele falando, ele é tão emotivo, está em todos os lados (com seus pensamentos). Ele só quer lutar, ele não liga de verdade se perder, ele só quer dar o seu máximo. Quando você luta com caras assim, você tem que ser capaz de dar um passo para trás, você está lá com um cachorro selvagem, você não pode se aproximar porque vai ser mordido. Você tem que ter uma abordagem bem estratégica, e é para isso que eu me preparei. Esse cara teve a minha atenção, e do meu time, completa, estamos levando ele muito a sério”, concluiu ‘Bones’.

Aos 32 anos, Jon Jones acumula 25 vitórias, uma derrota e um ‘no contest’ (luta sem resultado) em seu cartel. Seu único revés veio em dezembro de 2009, quando foi desclassificado por um golpe ilegal contra Matt Hamill. Já Dominick Reyes está invicto em sua curta carreira após 12 combates. O desafiante é atualmente o quarto colocado no ranking dos meio-pesados do UFC.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias