No último sábado (1º), Yan Xiaonan conseguiu um triunfo importante para se consolidar no pelotão de elite das pesos-palhas (52 kg) do Ultimate. Ao vencer Mackenzie Dern, por decisão majoritária, a lutadora chinesa interrompeu uma sequência de duas derrotas e se recolocou no top 5 do ranking. Agora, após fazer as pazes com a vitória, ‘Fúria’, como é conhecida, já possui um novo alvo em mente: Rose Namajunas.
Em participação no programa ‘The MMA Hour’, a lutadora chinesa revelou que sempre teve a intenção de medir forças com a ex-campeã dos pesos-palhas. Com um desafio em tom respeitoso, Xiaonan também elegeu Namajunas – que atualmente não possui combate marcado – como a melhor atleta da categoria.
“Vou discutir com meus técnicos e minha equipe de gestão para vermos quem é a próxima, mas sempre teve um nome que quis enfrentar além da luta pelo cinturão. Esse nome é Rose Namajunas, porque todos reconhecem que ela é, provavelmente, a melhor lutadora da categoria. Então sim, quero ela. Gosto deste confronto”, projetou Yan, antes de relembrar seu mais recente embate com Mackenzie Dern.
“A luta com a Mackenzie foi muito importante, porque não queria uma terceira derrota (seguida) no meu cartel. Então claro que havia uma pressão extra antes da luta. Durante o quinto round, eu senti que tinha ganho os primeiros quatro. Então no quinto, mesmo estando por baixo e sendo pressionada por ela, minha mente só pensava: ‘Sem desistir, não importa. Se eu sobreviver a esse round, eu venço. Mesmo se quebrar meu braço, sem problema. Só preciso sobreviver ao quinto round”, completou a chinesa.
Aos 33 anos, Yan Xiaonan tenta se aproximar de vez de um eventual ‘title shot’. Vencer Namajunas em seguida em um eventual duelo pode ser, possivelmente, o caminho mais curto até o cinturão para a chinesa no momento. Atleta da ‘Team Alpha Male’, a lutadora soma 16 vitórias, três derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).