Siga-nos

Notícias

Após reclamar do UFC, Lineker prioriza finanças: “Quanto mais eu lutar, melhor”

Lineker vem de derrota para Cory Sandhagen, em abril – Diego Ribas

John Lineker chamou a atenção do mundo do MMA com um tweet postado no fim do mês passado. Na publicação, ‘Mãos de Pedra’ reclamou de ser preterido pelo UFC, que não lhe estava oferecendo lutas. E deu certo: neste sábado (22), ele enfrenta Rob Font em um evento que será sediado em Greenville (EUA). A inusitada cobrança reflete um interesse muito particular do atleta: priorizar estar ativo, a fim de ganhar dinheiro, mesmo que isso não o leve imediatamente a uma disputa de cinturão.

De fato, Lineker não tem se mostrado como o tipo de atleta que escolhe adversário. No ano passado, inclusive, também pelo Twitter, o paranaense chegou a se oferecer para enfrentar Zabit Magomedsharipov, lutador dos penas (66 kg), sendo que ele atua como galo (61 kg) e começou no UFC como mosca (57 kg). Entretanto, na ocasião, seu pedido não foi atendido — até por causa da diferença absurda de tamanho entre ele e o russo. Ele, então, tentou novamente sensibilizar o Ultimate para conseguir um duelo.

No polêmico tweet, John comparou a sua situação com a de Cory Sandhagen, seu último adversário, que havia lutado quatro vezes no período de 12 meses, enquanto ele tinha feito o mesmo número de combates em três anos. Em uma postagem dura, ‘Mãos de Pedra’ lembrou os executivos do Ultimate de que tem cinco filhos e de que precisa “sobreviver”. Em entrevista exclusiva à Ag. Fight, ele explicou o que moveu sua publicação.

“Eu coloquei aquilo porque era o que eu estava sentindo no momento. Com a situação como estava, eu precisava lutar, precisava de dinheiro. Eu tenho família. Os outros lutadores da minha categoria estavam lutando frequentemente e eu lutando menos. Então só coloquei para fora tudo aquilo que eu estava sentindo e queria que mudasse”, falou.

Enquanto não tinha uma luta marcada, Lineker vinha trabalhando em uma pet shop. A nova atividade reduziu o seu ritmo de treinos, embora ele tenha feito um camp completo para seu último confronto, realizado em abril, no qual perdeu para Sandhagen.

“Estava fazendo só um treino por dia. Óbvio que não é a minha área ali, mas estava tranquilo. Até porque eu gosto de bichos, de trabalhar com bichos. Então foi fácil lidar com as duas coisas. (Mas) Lógico que não era o que eu queria (risos)”, disse.

Lineker precisou iniciar a dieta e o controle do peso com apenas três semanas de antecedência, o que é mais complicado para um atleta que já teve dificuldades para vencer a balança no passado. Mas, apesar do pouco tempo de preparação física, o brasileiro afirmou que já está em forma. Diante da situação financeira em que se encontrava, John afirmou não estar disposto a esperar confrontos que o alcem ao status de possível desafiante ao título. Segundo o paranaense, a meta imediata é ganhar dinheiro para voltar a ter conforto financeiro.

“Meu sonho e objetivo é ser campeão do UFC. Mas para mim, enquanto eu estiver lutando, está excelente. Lógico que se surgir essa oportunidade de lutar uma vez e depois beliscar o título, perfeito. Mas no momento para mim, quanto mais lutas eu fizer, melhor”, analisou.

Com apenas 29 anos, Lineker tem 40 combates profissionais em uma carreira que começou em 2008. ‘Mãos de Pedra’ chegou ao Ultimate em 2012 e, desde então, tem 12 triunfos e apenas quatro derrotas no octógono mais famoso do mundo.

Mais em Notícias