Notícias

Antigo rival se rende ao talento de Charles ‘Do Bronx’ e crava: “É o melhor leve do mundo”

Recentemente, Kevin Lee foi cortado do UFC, mas não demorou a encontrar uma nova casa no MMA. Na última quarta-feira (15), o americano assinou um contrato com o EFC (Eagle Fighting Championship), organização de MMA presidida por Khabib Nurmagomedov, porém não esqueceu dos anos que passou na antiga companhia como um integrante de destaque no peso-leve (70 kg) e de sua luta contra Charles Oliveira.

Em março de 2020, Lee enfrentou ‘Do Bronx’, provocou o atleta, em pleno Brasil, mas, no octógono, não conseguiu impor seu jogo e acabou finalizado via guilhotina. Após o duelo, ‘The Motown Phenom’ admitiu que subestimou o paulista e revelou que estaria na torcida para o mesmo se tornar campeão do peso-leve do UFC. Um ano depois, Charles, de fato, alcançou o lugar mais alto da categoria.

O brasileiro conquistou o cinturão vago do peso-leve, em maio, ao nocautear Michael Chandler, e realizou a primeira defesa de título, em dezembro, ao finalizar Dustin Poirier. Para parte da comunidade do MMA, a evolução de ‘Do Bronx’ no UFC foi surpreendente, mas não para Lee. De acordo com o americano, o especialista em jiu-jitsu dava claros indícios de que representaria uma ameaça aos grandes nomes da divisão. O atleta foi além e, sem titubear, ressaltou que a atual posição de Charles na categoria é justa, pois o classificou sendo o melhor integrante dela.

“Eu só voltaria ao UFC para lutar contra Charles se eles me oferecerem uma luta direta pelo título. Fora isso, talvez possamos co-promover ou algo assim. Foi uma boa vitória. Ele é sólido, tem habilidades em todos as áreas e é um quebra-cabeça difícil de solucionar. Ele é o melhor leve do mundo. Depois de uma performance como essa, você tem que tirar o chapéu, tem que dar mérito para ele. Eu não aprendi isso até o segundo round da nossa luta. Ele tem habilidades reais e continua atacando. Se as pessoas ainda estão ignorando ele, é culpa delas. Isso é apenas eu dando o devido crédito, porque ele merece neste momento”, declarou Lee, em entrevista ao site ‘BJPenn.com’.

Charles Oliveira, de 32 anos, vive sua melhor fase no MMA. Conhecido no esporte pelo jiu-jitsu de alto nível, o brasileiro mostrou que sua trocação também representa uma ameaça aos oponentes. Atualmente, ‘Do Bronx’ é o campeão do peso-leve do UFC, é o dono da quinta posição no ranking peso-por-peso da companhia e possui dez triunfos seguidos, sendo seis por finalização e três por nocaute. Além disso, o paulista é o recordista de finalizações na história da companhia (15 vezes), é o maior colecionador de bônus (18) e o lutador que mais venceu pela via rápida (18). Seu cartel profissional é composto por 32 vitórias, sendo 29 pela via rápida, oito derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).

No passado, Kevin Lee, de 29 anos, foi apontado por parte dos fãs como um potencial campeão do UFC, mas, aos poucos, o lutador se distanciou de tal status. Atualmente, o americano passa por um período conturbado na carreira. Nas últimas cinco lutas que disputou, ‘The Motown Phenom’ perdeu quatro vezes. Além disso, o atleta vive um dilema, já que sofre na balança para integrar o peso-leve e é menor que os demais concorrentes nos meio-médios (77 kg). Agora, o profissional tem a chance de se recuperar no MMA no EFC, organização liderada por Khabib Nurmagomedov.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026