Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Antigo rival se rende ao talento de Charles ‘Do Bronx’ e crava: “É o melhor leve do mundo”

Recentemente, Kevin Lee foi cortado do UFC, mas não demorou a encontrar uma nova casa no MMA. Na última quarta-feira (15), o americano assinou um contrato com o EFC (Eagle Fighting Championship), organização de MMA presidida por Khabib Nurmagomedov, porém não esqueceu dos anos que passou na antiga companhia como um integrante de destaque no peso-leve (70 kg) e de sua luta contra Charles Oliveira.

Em março de 2020, Lee enfrentou ‘Do Bronx’, provocou o atleta, em pleno Brasil, mas, no octógono, não conseguiu impor seu jogo e acabou finalizado via guilhotina. Após o duelo, ‘The Motown Phenom’ admitiu que subestimou o paulista e revelou que estaria na torcida para o mesmo se tornar campeão do peso-leve do UFC. Um ano depois, Charles, de fato, alcançou o lugar mais alto da categoria.

O brasileiro conquistou o cinturão vago do peso-leve, em maio, ao nocautear Michael Chandler, e realizou a primeira defesa de título, em dezembro, ao finalizar Dustin Poirier. Para parte da comunidade do MMA, a evolução de ‘Do Bronx’ no UFC foi surpreendente, mas não para Lee. De acordo com o americano, o especialista em jiu-jitsu dava claros indícios de que representaria uma ameaça aos grandes nomes da divisão. O atleta foi além e, sem titubear, ressaltou que a atual posição de Charles na categoria é justa, pois o classificou sendo o melhor integrante dela.

“Eu só voltaria ao UFC para lutar contra Charles se eles me oferecerem uma luta direta pelo título. Fora isso, talvez possamos co-promover ou algo assim. Foi uma boa vitória. Ele é sólido, tem habilidades em todos as áreas e é um quebra-cabeça difícil de solucionar. Ele é o melhor leve do mundo. Depois de uma performance como essa, você tem que tirar o chapéu, tem que dar mérito para ele. Eu não aprendi isso até o segundo round da nossa luta. Ele tem habilidades reais e continua atacando. Se as pessoas ainda estão ignorando ele, é culpa delas. Isso é apenas eu dando o devido crédito, porque ele merece neste momento”, declarou Lee, em entrevista ao site ‘BJPenn.com’.

Charles Oliveira, de 32 anos, vive sua melhor fase no MMA. Conhecido no esporte pelo jiu-jitsu de alto nível, o brasileiro mostrou que sua trocação também representa uma ameaça aos oponentes. Atualmente, ‘Do Bronx’ é o campeão do peso-leve do UFC, é o dono da quinta posição no ranking peso-por-peso da companhia e possui dez triunfos seguidos, sendo seis por finalização e três por nocaute. Além disso, o paulista é o recordista de finalizações na história da companhia (15 vezes), é o maior colecionador de bônus (18) e o lutador que mais venceu pela via rápida (18). Seu cartel profissional é composto por 32 vitórias, sendo 29 pela via rápida, oito derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).

No passado, Kevin Lee, de 29 anos, foi apontado por parte dos fãs como um potencial campeão do UFC, mas, aos poucos, o lutador se distanciou de tal status. Atualmente, o americano passa por um período conturbado na carreira. Nas últimas cinco lutas que disputou, ‘The Motown Phenom’ perdeu quatro vezes. Além disso, o atleta vive um dilema, já que sofre na balança para integrar o peso-leve e é menor que os demais concorrentes nos meio-médios (77 kg). Agora, o profissional tem a chance de se recuperar no MMA no EFC, organização liderada por Khabib Nurmagomedov.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Notícias