Siga-nos

Notícias

Adesanya nocauteia Whittaker e unifica cinturão peso-médio do UFC

Israel Adesanya é o novo campeão linear peso-médio (84 kg) do UFC – Tyler Misiak

Pela luta principal do UFC Austrália, realizado neste sábado (5), Robert Whittaker e Israel Adesanya colocaram seus cinturões linear e interino, respectivamente, em jogo pela unificação do título peso-médio (84 kg) da organização. Em um combate eletrizante, com ambos aceitando a trocação franca, o nigeriano nocauteou o australiano e calou a torcida local.

Agora invicto após 18 lutas profissionais de MMA, Adesanya teve uma ascensão meteórica no UFC. Em pouco mais de um ano competindo pela organização, o nigeriano conquistou o cinturão interino até 84 kg ao vencer Kelvin Gastelum, em abril deste ano. Com o título da categoria unificado, é esperado que o novo campeão enfrente o brasileiro Paulo ‘Borrachinha’ em sua primeira defesa.

“Você sabe quem é o próximo. Eu vou pegar esse animal inflado. Eu quero acabar com a cara dele, confie em mim, eu vou acabar com esse cara”, declarou o agora campeão linear Israel Adesanya, ainda no octógono.

Afastado do octógono há mais de um ano, Whittaker defendia pela primeira vez seu cinturão até 84 kg. O australiano, que não sentia o gosto da derrota desde que subiu para o peso-médio, teve seu primeiro resultado negativo desde fevereiro de 2014, quando perdeu para Stephen Thompson, em fevereiro de 2014.

A luta

O campeão linear iniciou o combate apostando bastante nos longos jabs de esquerda, para preparar seus ataques de direita. Ainda que sem muita contundência, Whittaker conseguia impor um maior volume de golpes, enquanto Adesanya ainda parecia tímido na disputa. Quando tudo parecia caminhar para o fim do primeiro assalto, o nigeriano acertou um duro golpe de direita, que levou o rival à knockdown. Porém, o australiano foi salvo pelo gongo que tocou assim que ele tocou o solo.

O segundo round seguiu a mesma tônica do primeiro, com Whittaker buscando mais o volume de jogo, mas se expondo para os contra ataques de Adesanya, que se mostrava mais confortável após o knockdown aplicado. Na trocação franca, o nigeriano conseguiu mais um potente golpe, desta vez de esquerda, e nocauteou o australiano.

Neozelandês consegue vitória categórica sobre Al Iaquinta

Em confronto entre dois atletas ranqueados entre os 15 melhores pesos-leves (70 kg) do UFC, Dan Hooker venceu Al Iaquinta por decisão unãnime dos juízes no co-main event do evento realizado na Austrália. O neozelandês foi superior em todos os aspectos do combate e conquistou uma vitória que certamente o fará subir na lista da categoria até 70 kg.

Amplamente superior no primeiro assalto, tanto na trocação quanto no jogo de solo, Hooker abusou dos chutes baixos, que desequilibraram o americano em diversas ocasiões. No chão, o neozelandês conseguiu pegar as costas de Iaquinta e levou perigo ao rival.

Com menor envergadura, Iaquinta continuou tendo dificuldades de encontrar a distância para encaixar seus golpes. Enquanto isso, Hooker seguia abusando dos low kicks, que machucavam cada vez mais o rival, que passou a trocar a guarda para esconder a perna esquerda. Faltando menos de um minuto para o fim do segundo round, o neozelandês acertou um potente cruzado de direita, que levou o americano à knockdown.

Com uma atuação impecável, Hooker seguiu com amplo domínio no assalto final. Mesmo com a perna esquerda machucada após os inúmeros chutes baixos aplicados pelo rival e o nariz aparentemente quebrado, Iaquinta demonstrou muita raça e conseguiu levar o confronto até o final do tempo regulamentar. No entanto, o triunfo do neozelandês foi indiscutível.

Confira os resultados do UFC Austrália:

Israel Adesanya venceu Robert Whittaker por nocaute;
Dan Hooker venceu Al Iaquinta por decisão unânime;
Sergey Spivak venceu Tai Tuivasa por finalização;
Dhiego Lima venceu Luke Jumeau por decisão dividida;
Yorgan de Castro venceu Justin Tafa por nocaute;
Jake Mathews venceu Rostem Akman por decisão unânime;
Callan Potter venceu Maki Pitolo por decisão unânime;
Brad Ridell venceu Jamie Mullarkey por decisão unânime;
Megan Anderson venceu Zarah Fairn dos Santos por finalização;
Ji Yeon Kim venceu Nadia Kassem por nocaute técnico;
Khalid Taha venceu Bruno ‘Bulldoguinho’ por finalização.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias