Bicampeã olímpica em Londres 2012 e Rio 2016 como amadora e campeã mundial peso-médio (72,6 kg) indiscutível das principais entidades como profissional, Claressa Shields é apontada como a principal estrela do boxe da atualidade entre as mulheres. Referência em sua modalidade, a pugilista americana agora projeta um confronto diante de uma concorrente que também é apontada como a melhor em seu esporte, Cris Cyborg.
Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, ‘T-Rex’, como é conhecida, surpreendeu ao revelar que gostaria de encarar a veterana brasileira seguindo as regras do MMA profissional, e não da nobre arte. Invicta nos ringues com um cartel de 14-0, Shields elogiou as credenciais de Cyborg e admitiu que, se concretizado, a luta seria um sonho para ela.
“A luta que vejo – é a luta mais assustadora para mim no MMA – seria eu contra Cris Cyborg. Ela é a GOAT no MMA, e eu sou a GOAT no boxe, e nós duas temos múltiplos títulos em nossas modalidades. Sinto que essa luta seria a maior de todas e uma pela qual eu me interessaria. Olha, eu também me interessaria por uma luta contra Kayla Harrison ou Larissa Pacheco. Essas meninas são duronas e boas no que fazem. Mas a Cris é uma fera. Se eu tivesse que escolher uma luta dos sonhos, seria contra ela. Acho que ela é melhor que Kayla e Larissa”
Currículo modesto no MMA
Apesar de dominar o boxe mundial e ter sua trocação como carro-chefe, Claressa não tem números similares nas artes marciais mistas. No MMA, a americana, que ainda treina para adaptar seu jogo ao novo esporte, detém o modesto currículo de duas lutas disputadas, com uma vitória e uma derrota – ambas sob a bandeira da PFL, em 2021.